Pegu: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Victorcouto (discussão | contribs)
Victorcouto (discussão | contribs)
Linha 15: Linha 15:
Uma dinastia mône estabeleceu-se em [[Baixa Birmânia]], ao princípio em [[Martabão]], e depois no Pegu. De [[1369]] à [[1539]], a capital do reino môn de [[Ramanadesa]] tinha o nome de [[Hanthawaddy]].
Uma dinastia mône estabeleceu-se em [[Baixa Birmânia]], ao princípio em [[Martabão]], e depois no Pegu. De [[1369]] à [[1539]], a capital do reino môn de [[Ramanadesa]] tinha o nome de [[Hanthawaddy]].


Durante o reino de [[Rajadhirat]] ([[1383]] - [[1421]]), Pegu esteve em guerra contínua com o reino birmanês de [[Ava (Birmânia)|Ava]]. O reino da raínha [[Baña Thau]] (em birmanês ''Shin Saw Bu'', [[1453]]-[[1472|72]]) foi pacífico. Ela escolheu o monge budista [[Dhammazedi]] para lhe suceder ([[1472]]-[[1492|92]]). Com ele, Pegú transformou-se em centro de comércio e de [[budismo theravada]].
Durante o reino de [[Rajadhirat]] ([[1383]] - [[1421]]), Pegu esteve em guerra contínua com o reino birmanês de [[Ava (Birmânia)|Ava]]. O reino da raínha [[Baña Thau]] (em birmanês ''Shin Saw Bu'', [[1453]]-[[1472|72]]) foi pacífico. Ela escolheu o monge budista [[Dhammazedi]] para lhe suceder ([[1472]]-[[1492|92]]). Com ele, Pegú transformou-se em centro de comércio e de [[budismo teravada]].


A região cai de novo sob dominação birmanesa em [[1539]], anexada pelo rei [[Tabinshweti]]. Os soberanos da [[dinastia Taungû]] fazem do Pegu sua capital, mas perdem-na em [[1599]], para recuperá-la em [[1613]] com a queda de [[Sirião]] do portugûes [[Filipe de Brito e Nicote]]. Utilisam-na como base para invasões repetidad do [[Sião]]. A vila é um porto importante, frequentado por muitos europeios, nomeadamente portugueses, mas muito esposta : os birmaneses transferem de novo sua capital para [[Ava (Birmânia)|Ava]] em [[1634]].
A região cai de novo sob dominação birmanesa em [[1539]], anexada pelo rei [[Tabinshwehti]]. Os soberanos da [[dinastia Taungû]] fazem do Pegu sua capital, mas perdem-na em [[1599]], para recuperá-la em [[1613]] com a queda de [[Sirião]] do portugûes [[Filipe de Brito e Nicote]]. Utilisam-na como base para invasões repetidad do [[Sião]]. A vila é um porto importante, frequentado por muitos europeios, nomeadamente portugueses, mas muito esposta : os birmaneses transferem de novo sua capital para [[Ava (Birmânia)|Ava]] em [[1634]].


Em [[1740]], os [[Povo Mon|Môns]] revoltam-se e conhecem um breve período de independência, mas o rei birmanes [[Alaungpaya]] saquea e destroi completamente e cidade em [[1757]].
Em [[1740]], os [[Povo Mon|Môns]] revoltam-se e conhecem um breve período de independência, mas o rei birmanes [[Alaungpaya]] saquea e destroi completamente e cidade em [[1757]].

Revisão das 02h19min de 30 de dezembro de 2009

Localisação do Pegu
O Buda inclinado de Shwethalyaung, de 54 m de comprimento, construido em 994 depois de J. C. pelo rei Migadepa

Pegu, que os Birmaneses escrevem Bago (ပဲခူးတုိင္‌း) desde 1989, é uma cidade da Birmânia e a capital da divisão do mesmo nome. Está situada a 80 quilómetros de Rangum. A sua população é de 220,000 habitantes.

História

Pegu foi uma das três capitales dos Môns, com Thaton, situada mais a leste, e Nakhon Pathom, hoje em Tailandia.

Segundo a lenda, foram duas princesas mônes de Thaton que teriam fundado a cidade em 573 da nossa era, depois de preságio favorável : um casal de gansos sagrados bramánicos teriam-se pousado sobre uma minúscula ilha do golfo de Martabão, tão pequena que a fêmea, teve que se pousar sobre as costas do macho.[1] Vem desse casal lendário o primeiro nome do Pegu, Hamsawaddy ou Hanthawaddy, o « reino do ganso », e o símbolo do Pegu, uma hamsa (ganso ou cisne fêmea, que monta o deus Brahmâ), e também o selo da divisão de bago, que leva dois gansos sobrepostos.

Desde o século VIII, o Reino do pegu perdeu toda importancia e acabou fazendo parte do de Thaton.

Caíu com todos os dos môn do oeste sob dominação da etnia birmane do Reino de Pagan em 1057. Apesar de uma revolta em 1084, os Môns só readquiriram a indepêndencia depois da queda de Pagan contra os mongóis em 1287.

Uma dinastia mône estabeleceu-se em Baixa Birmânia, ao princípio em Martabão, e depois no Pegu. De 1369 à 1539, a capital do reino môn de Ramanadesa tinha o nome de Hanthawaddy.

Durante o reino de Rajadhirat (1383 - 1421), Pegu esteve em guerra contínua com o reino birmanês de Ava. O reino da raínha Baña Thau (em birmanês Shin Saw Bu, 1453-72) foi pacífico. Ela escolheu o monge budista Dhammazedi para lhe suceder (1472-92). Com ele, Pegú transformou-se em centro de comércio e de budismo teravada.

A região cai de novo sob dominação birmanesa em 1539, anexada pelo rei Tabinshwehti. Os soberanos da dinastia Taungû fazem do Pegu sua capital, mas perdem-na em 1599, para recuperá-la em 1613 com a queda de Sirião do portugûes Filipe de Brito e Nicote. Utilisam-na como base para invasões repetidad do Sião. A vila é um porto importante, frequentado por muitos europeios, nomeadamente portugueses, mas muito esposta : os birmaneses transferem de novo sua capital para Ava em 1634.

Em 1740, os Môns revoltam-se e conhecem um breve período de independência, mas o rei birmanes Alaungpaya saquea e destroi completamente e cidade em 1757.

Pegú é reconstruída pelo rei Bodawpaya (1782-1819). Entretanto o rio tinha mudado de lugar, e a cidade encontrava-se cortada do mar. Nunca mais recuperará sua importancia. Depois da Segunda Guerra Anglo-Birmanesa, os ingleses anexaram Pegú, em 1852. Em 1862, criaram a "província da Birmânia britanica" e deslocaram a capital a Rangum.

Lugares interessantes

Pagoda Shwemawdaw
  • Buda inclinado de Shwethalyaung
  • Shwemawdaw Paya
  • Kyaikpun Paya
  • Palácio de Kanbawzathadi
  • Maha Kalyani Sima
  • Mahazedi Paya
  • Shwegugale Paya
  • Bago Degree College

Notas et referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pegu
  1. Conta-se com humor que vem daí a reputação que têm as mulheres da região de estarem sempre "nas costas" dos maridos — como a dos homens do Pegú de serem mais cavalheirescos que os birmaneses em geral.

Predefinição:Portail