Ponte Internacional sobre o Rio Santo Antônio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
OptimusPraimus (discussão | contribs)
OptimusPraimus (discussão | contribs)
Linha 25: Linha 25:
}}
}}


A '''Ponte Internacional sobre o Rio Santo Antônio''' é uma ponte que liga o [[Brasil]] e a [[Argentina]]. Do lado brasileiro, a ponte localiza-se na cidade de [[Capanema (Paraná)|Capanema]], Estado do [[Paraná]]. Do lado argentino, a ponte localiza-se na cidade de [[Andresito]], Província de [[Província de Misiones (Argentina)|Misiones]]. Na Argentina, esta ponte é referida como '''Puente Internacional Comandante Andresito'''.
A '''Ponte Internacional sobre o Rio Santo Antônio''' é uma ponte que liga o [[Brasil]] e a [[Argentina]]. Do lado brasileiro, a ponte localiza-se na cidade de [[Capanema (Paraná)|Capanema]], Estado do [[Paraná]]. Do lado argentino, a ponte localiza-se na cidade de [[Comandante Andresito | Andresito]], Província de [[Província de Misiones (Argentina)|Misiones]]. Na Argentina, esta ponte é referida como '''Puente Internacional Comandante Andresito'''.


== Construção ==
== Construção ==

Revisão das 17h52min de 4 de janeiro de 2010

Predefinição:Ponte

A Ponte Internacional sobre o Rio Santo Antônio é uma ponte que liga o Brasil e a Argentina. Do lado brasileiro, a ponte localiza-se na cidade de Capanema, Estado do Paraná. Do lado argentino, a ponte localiza-se na cidade de Andresito, Província de Misiones. Na Argentina, esta ponte é referida como Puente Internacional Comandante Andresito.

Construção

Com o fechamento definitivo da Estrada do Colono (PR-495) por motivos de preservação ambiental (cortava o Parque Nacional do Iguaçu), o Governo do Paraná decidiu construir uma ponte internacional que ligasse a cidade de Capanema à Argentina, como forma de compensar a região pelos eventuais danos econômicos causados pelo fechamento da estrada. Segundo informações do sítio do Ministério dos Transportes, a construção ocorreu entre abril de 1993 e março de 1994, com recursos do DER-PR e Prefeitura de Capanema.

Logística

A ponte está distante 700 km do Porto de Paranaguá e 1600 km do Porto de Buenos Aires. No Brasil o acesso à ponte se dá pela rodovia PR-889 e em seguida pela PR-281. Na Argentina pela Ruta Provincial 19. Está projetada para trem-tipo classe 45 t.

Para incrementar o uso da ponte como rota de comércio mais ativa entre os dois países, são necessárias instalações/alocação de pessoal pela Polícia Federal e melhorias na infra-estrutura para possibilitar o tráfego de caminhões de carga (lado brasileiro).

Ligações externas