Predefinição:Esclarecer/doc: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Daemorris (discussão | contribs)
m nova página: {{Documentação subpágina}} <!-- POR FAVOR, ADICIONE CATEGORIAS E INTERWIKIS NO FINAL DESTA PÁGINA --> Use esta predefinição no corpo de um artigo como um pedid...
(Sem diferenças)

Revisão das 23h16min de 6 de janeiro de 2010

Predefinição:Documentação subpágina

Use esta predefinição no corpo de um artigo como um pedido a outros editores do texto para esclarecer o que é difícil de entender. Quando o problema não é com o texto, mas a terceirização, pode-se usar {{especificar}} ao invés desta predefinição. Para lidar com informações duvidosas, por favor, use um dos seguintes: {{editar}}, {{verificar fonte}}, {{duvidoso}} ou {{contestado-emlinha}}. Esta predefinição é um auto-referência a evitar e por isso é mais conteúdo do projeto Wikipedia do que enciclopédico.

Uso

Está é uma predefinição em-linha, coloque-a imediatamente após o material em questão, como alguém faria com uma nota de rodapé. Por exemplo:

Esta sentença precisa de esclarecimentos.{{esclarecer}}

O texto acima fará com que a etiqueta [necessário esclarecer] apareça em-linha. Esta etiqueta está ligada ao Wikipedia:Por favor esclareça para mais informações.

Categorização

Adicionar esta predefinição adicionará o artigo automaticamente na categoria Categoria:Artigos da wikipédia necessitando de esclarecimento.

Parâmetros

{{para}} foi colocada nas predefinições obsoletas, utilize {{parâmetro}} ou {{ver desambig2}}.

Esta predefinição permite um parâmetro opcional de data que lembra quando a etiqueta foi adicionada.

Pode-se especificar a data manualmente. Por exemplo, até a data da marca no mês atual, digite {{clarificar|data = abril 2024}}. Ainda mais simples, pode-se simplesmente usar {{esclarecer|{{subst:DATE}}}} para obter o mesmo resultado.

{{para}} foi colocada nas predefinições obsoletas, utilize {{parâmetro}} ou {{ver desambig2}}.

A razão pode não ser notória para outros editores, sobre por que a passagem entiquetada necessita de clarificação, geralmente é útil adicionar uma razão breve: {{esclarecer|{{subst:DATA}}|razão=definição do problema}} (isto é preferível a usar HTML depois da tag, já que é mais organizado manter tudo relacionado a {{esclarecer}} dentro da predefinição). O parâmetro razão não é exibido ou qualquer outra ação é feita pela predefinição, ela fica simplesmente presente no código-fonte para benefício dos editores. Se a explicação deve ser longa, utilize a página de discussão do artigo.

Outros

Pode-se especificar texto adicional para aperecer antes da etiqueta "esclarecer". Por exemplo:

{{esclarecer|pré-texto=?}}

resulta num ponto de interrogação antes de "pede esclarecimento" como esta[? necessário esclarecer], e

{{esclarecer|pós-texto=(jargão complexo)}}

restul no texto aparecendo após o "pede esclarecimento", como este[necessário esclarecer (jargão complexo)] .

Redirecionamentos

Nomes alternativos {{}}, {{o quê}}, e {{me esclareça}} são redirecionados para cá.

Ver também