Cartucho egípcio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Troca de categoria "Antigo Egipto" -> "Antigo Egito" utilizando AWB
JAnDbot (discussão | contribs)
Linha 22: Linha 22:
[[eo:Kartuŝo]]
[[eo:Kartuŝo]]
[[es:Cartucho egipcio]]
[[es:Cartucho egipcio]]
[[eu:Kartutxo egiptoar]]
[[fi:Kartussi]]
[[fi:Kartussi]]
[[fr:Cartouche (hiéroglyphe)]]
[[fr:Cartouche (hiéroglyphe)]]
Linha 29: Linha 30:
[[it:Cartiglio]]
[[it:Cartiglio]]
[[ja:カルトゥーシュ]]
[[ja:カルトゥーシュ]]
[[ko:카르투슈]]
[[nl:Cartouche (Egypte)]]
[[nl:Cartouche (Egypte)]]
[[no:Kartusj]]
[[no:Kartusj]]
[[pl:Kartusz (architektura)]]
[[ru:Картуш (Египет)]]
[[ru:Картуш (Египет)]]
[[sv:Kartusch]]
[[sv:Kartusch]]

Revisão das 10h11min de 8 de janeiro de 2010

Cartelas de Tutankhamon; à esquerda o nome de nascimento e à direita o nome de coroação.

Uma cartela é um símbolo com uma forma oblonga, rematado por um traço, onde se escrevia o nome de um rei do Antigo Egipto.

Em português é comum encontrar a designação "cartucho", mas este termo é considerado pelos egiptólogos lusófonos como uma tradução incorrecta do francês "cartouche", termo cunhado pelos soldados de Napoleão Bonaparte na época da invasão ao Egipto, quando notaram uma semelhança entre as cartelas e os cartuchos das suas balas. Na língua egípcia a cartela era designada "chenu".

A partir da V dinastia os reis egípcios tinham cinco nomes que formavam aquilo que se designa como titulatura. Dois destes nomes eram escritos em hieróglifos no interior das cartelas: o nome de nascimento do soberano (também conhecido como nomen ou nome de "Filho de Ré") e o nome que este assumia aquando da sua coroação (ou prenomen ou nome do Rei do Alto e do Baixo Egipto).

As cartelas derivam do círculo chen, que simbolizava o Sol e a Eternidade. Surgem pela primeira vez na época da IV dinastia egípcia.

Os sarcófagos e as câmaras funerárias do tempo da XVIII dinastia egípcia reproduziam a forma de uma cartela. Simbolicamente procurava-se proteger o corpo do rei com este símbolo.

No tempo de Akhenaton, o cartucho também foi usado para se inscrever o nome do deus Aton. A partir da XXI dinastia as mulheres que ocuparam o cargo de Adoradora divina de Amon também tiveram direito a colocar o seu nome de coroação numa cartela. A sua forma serviu igualmente como inspiração para objectos como anéis ou caixas. Existiram também cartelas nas quais se inscreviam os nomes de reis e de cidades derrotados pelos Egípcios.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cartucho egípcio