José Teófilo de Jesus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GoeBOThe (discussão | contribs)
m Checkwiki: limpeza de sintaxe utilizando AWB
m Removendo categoria "Pintores do Brasil"; Adicionando "Pintores da Bahia" (usando HotCat)
Linha 31: Linha 31:
{{semiw}}
{{semiw}}



[[Categoria:Pintores do Brasil|Jose Teofilo Jesus]]
[[Categoria:Baianos|Jose Teofilo Jesus]]
[[Categoria:Baianos|Jose Teofilo Jesus]]
[[Categoria:Barroco no Brasil|Jose Teofilo Jesus]]
[[Categoria:Barroco no Brasil|Jose Teofilo Jesus]]
[[Categoria:Pintores coloniais do Brasil]]
[[Categoria:Pintores coloniais do Brasil]]
[[Categoria:Pintores da Bahia|Jose Teofilo Jesus]]

Revisão das 17h55min de 24 de janeiro de 2010

Milagre de Cristo, Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, Salvador

José Teófilo de Jesus (Bahia, 1758 — Salvador, 1847) foi um pintor e decorador brasileiro.

Aprendeu pintura com José Joaquim da Rocha, e deixou alguns trabalhos na antiga Sé (Jesus Institui a Eucaristia e Sumo Sacerdote Melquisedeque). Entre 1794 e 1798 foi à Lisboa e estudou na Academia de Desenho, onde foi aluno de Pedro Alexandrino de Carvalho, tendo contato com a obra de Pompeo Batoni que trabalhava na Basílica da Estrela.

Voltando a Salvador, trabalhou em uma quantidade de igrejas, deixando importantes obras de douramento de talha e pintura em tetos e painéis, dentre as quais contam-se a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (1802), a Igreja da Ordem Terceira do Carmo 1816 - 1819), a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo (Nossa Senhora Entregando o Escapulário a Santa Tereza D'Ávila e São João da Cruz, 1817), e a Igreja da Piedade (São Feliz do Cantalício com o menino Jesus, Assunção de Nossa Senhora, Martírio de São Fidelis de Siegmaringen, São Braz abençoando o menino, A Sagrada Família e São Francisco de Assis, 1823 - 1825).

Em 1826 executou uma série de 23 retratos de santos, beatos e eminentes da ordem dos Capuchinhos. Em 1834 faz douramento e telas para a Igreja do Pilar, e entre 1836 e 1837 criou seis quadros para a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, pintou o teto da Igreja do Pilar e 14 estações da via sacra para a Matriz de Maroim.

Entre 1839 e 1840 executou 34 painéis para a ornamentação dos corredores da Igreja da Irmandade de Nosso Senhor do Bonfim, e em 1845 deixa seis painéis para os altares laterais da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.

Algumas de suas obras estão expostas no Museu de Arte da Bahia‎, como a grande série alegórica dos Continentes, mostrada abaixo:

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre José Teófilo de Jesus

Ligações externas