Nuno Gonçalves: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 18561673 de 188.80.52.174 (discussão | contribs)
Linha 26: Linha 26:
[[gl:Nuno Gonçalves]]
[[gl:Nuno Gonçalves]]
[[ja:ヌーノ・ゴンサルヴェス]]
[[ja:ヌーノ・ゴンサルヴェス]]
E tambem um grande cozinheiro, foi o inventor das mundialmente conhecidas francezinhas da cidado do Porto. Tambem ele, foi quem descubrio a combinação perfeita do molho agri-doce mais tarde adoptado pelo oriente na sua cosinha! Escreveu tambem uma serie de livros, bastante interessantes, e por ultimo foi o criador da serie, CSI. Depois disso nunca mais foi visto, hà rumores que actualemte é um imortal e habita nas zona das Antas, Porto Portugal.

Revisão das 22h22min de 25 de janeiro de 2010

Nuno Gonçalves foi um pintor português do século XV. O seu nome foi registado em 1463 como pintor da corte de Afonso V, mas nenhum trabalho inequivocamente seu sobreviveu até hoje. Há, no entanto, fortes indicações de que tenha sido ele a pintar os Painéis de São Vicente de Fora, uma obra-prima da pintura portuguesa do século XV na qual, com um estilo bastante seco mas poderosamente realista, se retratam figuras proeminentes da corte portuguesa de então, incluindo o que se presume ser um auto-retrato, e se atravessa toda a sociedade, da nobreza e clero até ao povo.

(Réplica) Painéis de São Vicente de Fora

Obra

Aparentemente foi pintor de D. Afonso V em 1450. Francisco de Holanda no seu Da Pintura Antiga (Lisboa, 1548), refere-se a Nuno Gonçalves como uma das" águias" um dos mestres do século XV - mas o seu nome e os seus trabalhos perderam-se na história.

A sua obra prima para a catedral de Lisboa foi destruída no terramoto de 1755, e a sua outra obra com o tema de São Vicente, o santo patrono de Lisboa e da casa real de Portugal, esteve desaparecida até 1882, quando foi descoberta no convento de São Vicente. Não foi senão em 1931, quando sua obra foi exposta em Paris, que Gonçalves recebeu o reconhecimento internacional que merecia. O Políptico de São Vicente (hoje no Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa) consiste em seis paíneis, dois largos e quatro mais estreitos, dominado pela figura do Infante Santo.

Predefinição:Ligações Externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.