Herói da União Soviética: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
D'ohBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: da:Sovjetunionens Helt
D'ohBot (discussão | contribs)
Linha 89: Linha 89:
[[ast:Héroe de la Xunión Soviética]]
[[ast:Héroe de la Xunión Soviética]]
[[az:Sovet İttifaqı Qəhrəmanı]]
[[az:Sovet İttifaqı Qəhrəmanı]]
[[be:Герой Савецкага Саюза]]
[[be-x-old:Герой Савецкага Саюзу]]
[[be-x-old:Герой Савецкага Саюзу]]
[[bg:Герой на Съветския съюз]]
[[bg:Герой на Съветския съюз]]

Revisão das 15h17min de 30 de janeiro de 2010

Herói da União Soviética (russo: Герой Советского Союза, Geroy Sovetskogo Soyuza) era o maior título honorário e o grau superior de distinção da União Soviética.

Resumo

Incluía a Ordem de Lenin (a maior condecoração soviética) e, como sinal de excelência, a medalha da estrela dourada com o certificado de feitos heróicos (gramota) do Presidium do Soviete Supremo da URSS. Se a pessoa tivesse recebido várias condecoraçoes de Herói, a Ordem de Lenin era entregue somente uma vez, com algumas exceções posteriormente.

História

A condecoração foi instituída em 16 de abril de 1934.

O número total de pessoas que receberam este título é 12745. A grande maioria deles recebeu durante a Segunda Guerra Mundial (11635 Heróis da União Soviética, 101 duas vezes Heróis, 3 três vezes Heróis, e quatro vezes Heróis). Um famoso heróis de guerra foi Alexander Matrosov que recebeu a medalha depois de sua morte, por morrer bloqueando uma metralhadora inimiga com seu próprio corpo. Sessenta e cinco pessoas receberam o título por ações relacionadas com a invasão soviética no Afeganistão, que durou desde 1979 até 1989.

Os primeiros a receber esta medalha foram os pilotos Anatoly Liapidevsky, Sigizmund Levanevsky, Vasili Molotov, Mavrikiy Slepnev, Nikolai Kamanin, Ivan Doronin e Mikhail Vodopianov, que participaram da bem sucedida busca aérea e resgate da tripulação do navio a vapor Cheliuskin, que afundou nas águas do Ártico, em 13 de Fevereiro de 1934.

O famoso atirador russo Vasily Zaitsev é um dos condecorados mais famosos, por seus méritos mostrados no filme Círculo de Fogo.

Dois famosos pilotos de caça soviéticos, Aleksandr Pokryshkin e Ivan Kozhedub foram três vezes Heróis da União Soviética.

As únicas pessoas a receber o título quatro vezes foram Marechal Georgy Zhukov e Leonid Brezhnev. No entanto a estátua original do Herói da União Soviética escrita por Stalin não provia um quarto título. O título poderia ser ganho três vezes apesar de atos posteriores. Ambos Zhukov e Brezhnev receberam seus quartos títulos em circunstâncias contraditórias ao estatuto original, que continuou sem mudanças até a abolição do título em 1991.

Nos anos 70 a medalha perdeu um pouco do seu valor. Políticos importantes e pessoal militar foram condecorados em seus aniversários, sem atividade heróica imediata. No entanto a primeira quebra de tradição foi feita por Zhukov, quando recebeu sua quarta medalha "por grandes cumprimentos" no seu sexagésimo aniversário em 1 de dezembro de 1956. Existe alguma especulação que esta sua quarta medalha foi conseguida pela sua participação na prisão de Beria em 1953.

Em 1988, o soviete supremo da URSS aboliu a prática da garantir esta medalha mais de uma vez para qualquer pessoa.

Além das pessoas, o título foi recebido por doze cidades (Cidade Herói) como a fortaleza de Brest (Fortaleza Herói) por heroísmo coletivo durante a guerra.

O último a receber este título foi o megulhador soviético, capitão de terceiro nível Leonid Mikhailovich Solodkov em 24 de dezembro de 1991 pelo cumprimento de tarefas especiais de mergulho. Após o colapso da União Soviética, este título foi sucedido na Rússia pelo título de Herói da Federação Russa, na Ucrânia pelo Herói da Ucrânia e na Bielorrússia pelo Herói da Bielorrússia.

Condecorados notáveis

Uma

Duas

Três

Quatro

Condecorados estrangeiros

Ver também

Predefinição:Link FA