Rede pública de telefonia comutada: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
SieBot (discussão | contribs)
Linha 13: Linha 13:
[[ar:الشبكة العامة لتحويل الهاتف]]
[[ar:الشبكة العامة لتحويل الهاتف]]
[[bg:PSTN]]
[[bg:PSTN]]
[[bn:পাবলিক সুইচ্‌ড টেলিফোন নেটওয়ার্ক]]
[[ca:Xarxa Telefònica Commutada]]
[[ca:Xarxa Telefònica Commutada]]
[[da:Public Switched Telephone Network]]
[[da:Public Switched Telephone Network]]

Revisão das 12h32min de 3 de fevereiro de 2010

A rede pública de telefonia comutada ou RPTC (do inglês Public switched telephone network ou PSTN) é o termo usado para identificar a rede telefônica mundial comutada por circuitos destinada ao serviço telefônico, sendo administrada pelas operadoras de serviço telefônico. Inicialmente foi projetada como uma rede de linhas fixas e analógicas porém atualmente é digital e inclui também dispositivos móveis como os telefones celulares.

A rede pública de telefonia está para a comutação por circuitos como a Internet está para o IP e a comutação por pacotes. O uso de comutação por circuitos provê a qualidade de serviço necessária para transmissão de voz pois o circuito é reservado durante toda a ligação, mesmo havendo silêncio, e é liberado apenas quando a chamada é desligada. Esta rede dá suporte restrito para comunicação de dados.

Os padrões da rede pública de telefonia são ditados em sua maior parte pelo ITU-T seguindo o padrão de endereçamento E.163/E.164 conhecidos popularmente como os números dos telefones.

Ícone de esboço Este artigo sobre telefonia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.