Curió: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 15: Linha 15:
}}
}}


'''Oryzoborus angolensis''', popularmente conhecido como ''curió'', é uma [[Aves|ave]] [[passeriforme]] da família [[Emberizidae]], nativa do Brasil e muito apreciada pelo seu canto. Mede cerca de 15 cm, sendo que o macho é preto na parte superior do corpo e castanho-avermelhado na parte inferior, sendo a parte interna das asas na cor branca. Criado em cativeiro, presta-se a torneios de canto.
'''''Oryzoborus angolensis''''', popularmente conhecido como '''curió''', é uma [[Aves|ave]] [[passeriforme]] da família [[Emberizidae]], nativa do Brasil e muito apreciada pelo seu canto. Mede cerca de 15 cm, sendo que o macho é preto na parte superior do corpo e castanho-avermelhado na parte inferior, sendo a parte interna das asas na cor branca. Criado em cativeiro, presta-se a torneios de canto.


Os seus [[habitat]]s naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.
Os seus [[habitat]]s naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.

Revisão das 14h12min de 12 de fevereiro de 2010

Curió
Classificação científica
Reino:
Filo:
Classe:
Ordem:
Família:
Gênero:
Espécies:
O. angolensis
Nome binomial
Oryzoborus angolensis
Linnaeus, 1766

Oryzoborus angolensis, popularmente conhecido como curió, é uma ave passeriforme da família Emberizidae, nativa do Brasil e muito apreciada pelo seu canto. Mede cerca de 15 cm, sendo que o macho é preto na parte superior do corpo e castanho-avermelhado na parte inferior, sendo a parte interna das asas na cor branca. Criado em cativeiro, presta-se a torneios de canto.

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.

Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela.

Os Curiós também são muito apreciados no Brasil como ave de estimação.==Referências==

  • (em inglês) IUCN Acedido a 18 de Janeiro de 2008
Ícone de esboço Este artigo sobre aves passeriformes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Curió