Relação sinal-ruído: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
MagnusA (discussão | contribs)
m remove interwiki to pl (disambig)
MastiBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: pl:Stosunek sygnału do szumu
Linha 37: Linha 37:
[[nl:Signaal-ruisverhouding]]
[[nl:Signaal-ruisverhouding]]
[[nn:SNR]]
[[nn:SNR]]
[[pl:Stosunek sygnału do szumu]]
[[ro:Raport semnal/zgomot]]
[[ro:Raport semnal/zgomot]]
[[ru:Отношение сигнал/шум]]
[[ru:Отношение сигнал/шум]]

Revisão das 18h02min de 14 de fevereiro de 2010

Relação sinal-ruído ou razão sinal-ruído (frequentemente abrevida por S/N ou SNR, do inglês, signal-to-noise ratio) é um conceito de engenharia elétrica, também usado em diversos outros campos que envolvem medidas de um sinal em meio ruidoso, definido como a razão da potência de um sinal e a potência do ruído sobrepôsto ao sinal.

Em termos menos técnicos, a relação sinal-ruído compara o nível de um sinal desejado (música, por exemplo) com o nível do ruído de fundo. Quanto mais alto for a relação sinal-ruído, menor é o efeito do ruído de fundo sobre a detecção ou medição do sinal.

Definição técnica

Em engenharia, a relação sinal-ruído é um termo para a razão entre as potências de um sinal contendo algum tipo de informação e o ruído de fundo:

onde P é a potência média e A é o valor quadrático médio (RMS) da amplitude. As potências (ou amplitudes) tanto do sinal, quanto do ruído devem ser medidas no mesmo ou em pontos equivalentes em um mesmo sistema, e dentro de uma mesma largura de banda.

Definição informal

A expressão "relação sinal-ruído" também é utilizada em alguns círculos para descrever a qualidade de uma conversa. Se, por exemplo, a relação sinal-ruído de uma lista de discussão for baixa, isso significa que suas mensagens têm pouca qualidade.

Ver também