Rienzi: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Leonardo.stabile (discussão | contribs)
ArthurBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: simple:Rienzi
Linha 55: Linha 55:
[[pl:Rienzi]]
[[pl:Rienzi]]
[[ru:Риенци (опера)]]
[[ru:Риенци (опера)]]
[[simple:Rienzi]]
[[sr:Ријенци]]
[[sr:Ријенци]]
[[sv:Rienzi]]
[[sv:Rienzi]]

Revisão das 22h50min de 16 de fevereiro de 2010

Rienzi, der letzte der Tribunen (em port.: Rienzi, o último dos tribunos), é a terceira ópera, de cinco actos, composta em 1840, por Richard Wagner. O seu libreto foi escrito pelo próprio compositor, embora baseado no romance do novelista inglês Edward George Earl Bulwer-Lytton intitulado de Rienzi, o último Tribuno Romano, e também baseada numa peça de teatro da novelista e dramaturga também inglesa Mary Russell Mitford.

História

Em Junho de 1837, Wagner foi contratado como diretor musical em Riga. Enquanto esperava pela tomada de posse desse cargo, leu com muito interesse, em Blasewitz, perto de Dresden, a supracitada novela de Bulwer-Lytton. Imediatamente se sentiu atraído pela idéia de criar algo grande e fantástico a fim de se alhear da infortunada realidade da sua vida. O pensamento de fazer uma "grande ópera heróica 1836, juntamente com o seu amigo Theodor Apel. Em 1840, a ópera estava terminada.

Wagner tinha então 27 anos. Já tinha composto a sua primeira ópera, As Fadas, em 1833, aos 23 anos, e a sua segunda ópera, O Amor Proibido, em 1834 aos 24 anos. A estréia de Rienzi, dirigida pelo maestro Karl Gottlieb Reißiger, ocorreu no Teatro da Corte de Dresden, no dia 20 de Outubro de 1842. Apesar da ópera ter durado cerca de seis longas horas (contando com os intervalos), o sucesso foi retumbante e marcou, para sempre, a vida de Wagner.

O manuscrito original perdeu-se e foi encontrado, anos mais tarde, na biblioteca particular de Adolf Hitler. Isso não seria de se entranhar, pois Hitler, assíduo freqüentador das óperas wagnerianas, apreciava esta ópera acima de todas as outras. De acordo com o documentário Mulheres de Hitler, Hitler chegou a assistir Rienzi mais de quarenta vezes. A razão é porque o enredo anda todo à volta da vida de Cola di Rienzi, uma personagem popular da Itália medieval que tenta derrotar os nobres, incutir a revolta no povo, conduzindo-o a um futuro melhor. Os estandartes do Partido Nazi foram concebidos pelo Führer com base nos modelos desta ópera.

Personagens

A acção cénica situa-se em Roma durante a primeira metade do século XIV e é representada por nove personagens:

Cola de Rienzi (o Tribuno Romano) tenor
Irene (irmã de Rienzi) soprano
Seffano Colona (chefe dos Colonna) baixo
Adriano Colona (filho de Steffano Colona) mezzo-soprano
Paolo Orsini (chefe dos Orsini) barítono
Cardeal Raimondo (Legado Papal) baixo
Baroncelli (amigo de Rienzi) tenor
Cecco del Vechio (amigo de Rienzi) baixo
Um mensageiro da paz soprano

Ligações externas

«Libreto» (em espanhol)