Gertrudes de Nivelles: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
D'ohBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: sv:Gertrud av Nivelles
Luckas-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: pl:Gertruda z Nivelles
Linha 81: Linha 81:
[[nl:Gertrudis van Nijvel]]
[[nl:Gertrudis van Nijvel]]
[[no:Gertrude av Nivelles]]
[[no:Gertrude av Nivelles]]
[[pl:Gertruda z Nivelles]]
[[sv:Gertrud av Nivelles]]
[[sv:Gertrud av Nivelles]]

Revisão das 21h13min de 19 de fevereiro de 2010

Predefinição:Infobox Santos

Gertrude de Nivelles, OSB (62617 de março de 659)é uma santa brabantina, da família dos Pipinidas. Foi monja, fundadora e primeira abadessa de Nivelles,(hoje na Bélgica), padroeira da cidade de Nivelles. A sua festa litúrgica é em 17 de Março: nesse dia a sua imagem é levada em procissão pelas ruas de Nivelles.

Biografia

Nascida em 626, era filha de Pepino de Landen (580-640) dito Pepino, o Velho e de Santa Ida de Nivelles (Ida de Aquitânia) (597-652), e portanto irmã de Begga de Landen, de Grimoaldo, o Velho e de São Bavo. O seu pai era chefe do palácio de Dagoberto e Rei da Austrásia era antepassado de Pepino, o Breve, Carlos Martel e Carlos Magno.

Santa Gertrudes, na sua adolescência, foi testemunho de uma disposição de espírito profundamente religiosa, que lhe fez recusar os pretendentes que lhe foram apresentados. Com a morte do pai, a sua mãe, Santa Ida, transformou o castelo familiar em mosteiro misto, confinado a direcção à sua filha Gertrudes. As duas mulheres fizeram da oração a sua principal ocupação.

Como primeira abadessa desta comunidade mista, Gertrudes interessa-se pela vida religiosa. Amiga dos santos e missionários irlandeses Foillan e Ultan, e com uma busca incessante e aprofundada sobre a Sagrada Escritura, estuda-a com ajuda do primeiro. Foi de Gertrudes que São Foillan recebeu o terreno de Fosses-la-Ville onde se veio a estabelecer. Para ajudar Santo Ultan na sua tarefa de evangelização em 656, Santa Gertrudes renunciou ao seu posto de abadessa e passou o resto de sua vida estudando e fazendo penitência. Gertrudes é recordada pela ajuda que deu aos mais necessitados e aos peregrinos.

Após longo sofrimento, morre aos 33 anos. A sua sobrinha, Santa Vulfetrude, sucede-lhe como abadessa de Nivelles. É representada habitualmente com o báculo e ratos, e por isso recorre-se à sua intervenção para tirar o medo aos roedores.

Genealogia

Ver também Pipinidas

Gertrudes de Nivelles 626-659.

                            ┌─  -
                            |
   ┌─ Pepino de Landen585 - † 639), Austrásia (615-639). 
   |                        |
   │                        └─  F-
   │
Santa Gertrudes de Nivelles
   │
   │                        ┌─ Grimaldo de Aquitânia (° ca. 555 - † 599)
   |                        |
   └─ Beata Ida de Nivelles (° ca. 592 - † 652). 
                            |
                            └─ Ida (° ca. 560 - † ca. 612)

Nivelles e o mosteiro

À volta do mosteiro de Nivelles desenvolveu-se uma importante cidade cerca de 1220. De estilo românico, sofreu pesado dano na Segunda Guerra Mundial, com o lado ocidental destruído. Em 1948 iniciou-se a recuperação, em diversas campanhas, terminadas em 1984. Os habitantes de Nivelles decidiram em referendo a forma da torre central.

Bibliografia