Armando de Moraes Ancora: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Armando de Morais Âncora movido para Armando de Moraes Ancora: nome correcto (espero eu)
Luizkarla (discussão | contribs)
Linha 16: Linha 16:
*[[Crime da rua Tonelero]]
*[[Crime da rua Tonelero]]


[[Categoria:Militares do Brasil]]
[[Categoria:Generais do Brasil]]
[[Categoria:Generais do Brasil|Armando de Moraes Âncora]]

Revisão das 21h46min de 22 de fevereiro de 2010

O general Armando de Moraes Ancora foi um militar brasileiro. Comandou a Escola de Equitação do Exército (1932-1934), combateu na Segunda Guerra Mundial e foi o comandante da 1ª Região Militar durante a época do Golpe Militar de 1964, quando tentou, diplomaticamente, manter a lealdade ao regime democrático e ao presidente João Goulart, sem obter nenhum sucesso para sua causa.

Ao verificar a divisão do exército, o general Âncora optou por evitar confrontos armados entre os militares legalistas com as tropas revolucionárias, o que poderia ter causado uma guerra civil no país. No encontro de Resende, Armando Âncora, que estava assumido interinamente o Ministério da Guerra, em substituição ao general Jair Dantas Ribeiro, declarou o fim da resistência das forças que davam proteção ao governo.

Além de ter comandado o I Exército, o general Âncora foi chefe de Polícia do Distrito Federal na época do atentado da rua Toneleros, em agosto de 1954, o que teria provocado a sua saída do cargo, antes do suicídio de Getúlio Vargas, tendo sido um dos poucos militares leais a Vargas juntamente com o General Manuel César de Góis Monteiro.

Armando Âncora é o pai do general Armando de Moraes Ancora Filho.



Ver também