Justus von Liebig: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: cs:Justus von Liebig
Kaktus Kid (discussão | contribs)
Linha 24: Linha 24:
[[Categoria:Químicos da Alemanha|Liebig, Justus von]]
[[Categoria:Químicos da Alemanha|Liebig, Justus von]]
[[Categoria:Químicos do século XIX]]
[[Categoria:Químicos do século XIX]]
[[Categoria:Alemães de Darmstadt]]


[[ar:يوستوس فون ليبيغ]]
[[ar:يوستوس فون ليبيغ]]

Revisão das 01h42min de 25 de fevereiro de 2010

Justus von Liebig

Justus von Liebig (12 de maio de 1803, Darmstadt - 18 de abril de 1873, Munique) foi um químico alemão.

Filho de um comerciante de anilinas, Liebig tornou-se grande cientista e um dos maiores professores de química em todos os tempos. Seu legado foi um dos maiores do século 19, perdurando até os dias atuais. Seus experimentos possibilitaram a criação de fertilizantes químicos, sabão, explosivos e alimentos desidratados. Sua contribuição para a humanidade foi extraordinária, além de inúmeras fórmulas e processos para a química orgânica, Liebig criou o conceito do laboratório de química.

Desde cedo Liebig demonstrava imensa determinação, pois dizia aos seus professores que tornaria-se ‘químico’ (numa época em que uma carreira com esse nome nem existia), e achava que a educação na época não era suficiente. Ao ajudar seu pai, Liebig já causava explosões em seus laboratórios caseiros. Aos 17 anoa de idade entrou para a Universidade de Bonn, querendo aprender mais. Ao interagir com um dos seus professores constatou que este desconhecia o cálculo para análises minerais, e em conseqüência decidiu que era melhor continuar seus estudos sozinho.

Achando que não encontraria melhores professores em seu pais, pediu permissão para o grão duque de Hessen e foi à Paris. Em novembro de 1822 Justus von Liebig se juntaria aos grandes químicos franceses Thénard, Gay-Lussac, Chevreul, e Vauquelin. Graças às recomendações de Thénard, Liebig foi admitido em um laboratório privado e pôde continuar seus experimentos, apresentando seus trabalhos na Academia Francesa em 22 de março de 1824. Dois dias após a apresentação, Liebig foi nomeado, aos 21 anos de idade, professor extraordinário da Universidade de Giessen, Alemanha.

Apesar de hostilizado pelos demais docentes – não era comum um jovem tornar-se professor --, Liebig permaneceu determinado e, convencido de sua própria experiência decidiu montar um laboratório no único edifício disponível da Universidade, um anexo abandonado. Tal laboratório serviria de modelo a todos os demais laboratórios no mundo, sendo que os alunos de Liebig chegaram a se especializar na arte de soprar vidros. Mesmo em condições precárias, Liebig criou fama e atraiu estudantes de toda a Europa e Estados Unidos]. Muitos de seus alunos tornariam-se grandes cientistas laureados com o Nobel em física e biologia.

Liebig também revolucionaria a produção de alimentos, aplicando princípios da química, chegando à conclusão que as plantas alimentícias cresceriam melhor e teriam maior valor nutritivo se fossem adicionados elementos químicos na mínima quantidade adequada ao seu cultivo. Deste modo, von Liebig chegou à famosa fórmula NPK, iniciando a era dos fertilizantes químicos. Interessante é que no mesmo período um outro estudioso sobre a composição química dos nutrientes, Julius Hensel, propunha que pós de rocha fariam o mesmo efeito sem desequilibrar o meio ambiente e ainda com baixos custos.

Ambos promoveram na Alemanha debates acalorados sobre como evitar a fome e proporcionar o bem-estar nutricional. Julius Hensel obteve pouco reconhecimento pelo seu trabalho, além de ter sido processado e seu livro Pães de Pedra ter sido censurado. Somente em 1997 seu livro foi reeditado aproveitando-se o mercado da remineralização dos alimentos.

Justus von Liebig continuou suas pesquisas sobre o metabolismo, a fisiologia, estudando quais as melhores maneiras de nutrir corpos adoecidos. Mesmo erroneamente acreditava que o corpo era fortalecido pela ingestão de proteína, e muitos ainda acreditam, o que levou a criação de dois produtos muito difundidos no século 20: Liebig's Infant Food (alimento lácteo para substituir o leite materno) e Liebig's Fleisch Extract (extrato de carne líquido).

Há um mistério em torno da morte de Justus von Liebig, de acordo com documentos da época Liebig teria cometido o suicídio, porém nada mais foi documentado a respeito. Tanto sua lápide como suas últimas sentenças demonstravam que Liebig havia se arrependido em tentar consertar a Natureza através dos compostos químicos. De suas cadeiras de alunos saíram muitos outros cientistas com papel chave na Guerra que estaria por vir.

Em homenagem, ao fim da 2a Guerra a Universidade de Giessen foi renomeada Justus Liebig University Giessen e seu laboratório transformado em museu.

Predefinição:Portal-hist-cien