Guns N' Roses: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Nazgul.sp (discussão | contribs)
m infobox update
Linha 184: Linha 184:
[[pl:Guns N' Roses]]
[[pl:Guns N' Roses]]
[[simple:Guns N' Roses]]
[[simple:Guns N' Roses]]
[[sk:Guns N' Roses]]
[[sl:Guns N' Roses]]
[[sl:Guns N' Roses]]
[[sv:Guns N' Roses]]
[[sv:Guns N' Roses]]

Revisão das 20h44min de 21 de abril de 2006

Guns N' Roses
Informação geral
Origem Los Angeles, Califórnia
País Estados Unidos
Gênero(s) Hard rock
Período em atividade 1987 - atualmente
Gravadora(s) Geffen Records
UZI Suicide
Integrantes Axl Rose
Robin Finck
Richard Fortus
Tommy Stinson
Brian Mantia
Dizzy Reed
Chris Pittman
Ex-integrantes Slash, Duff McKagan, Izzy Stradlin', Steven Adler, Matt Sorum, Tracii Guns, Robbie Gardner, Gilby Clarke, Paul Tobias, Josh Freese, Buckethead
Página oficial www.gnronline.com

Guns N' Roses é uma banda norte-americana de hard rock, que tornou-se célebre, liderada pelo polêmico vocalista W. Axl Rose e pelo exótico guitarrista Slash.

Seu primeiro álbum, Appetite for Destruction (1987) vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, e em 1991, o lançamento simultâneo de Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, com a subseqüente turnê, tornou o grupo ainda mais conhecido.

O Guns N' Roses revitalizou o hard rock, que estava no período glam metal(também conhecido "hair metal"), e o som pesado e tradicionalista atraiu fãs pela "autenticidade".

O período de maior fama foi entre 1988-1993, mas devido à brigas internas, excesso de drogas e as ações controversas de Axl Rose, a produtividade do grupo foi diminuindo.

A banda está a quase 10 anos parada, e perdeu quase todos os membros (só Axl Rose e o tecladista Dizzy Reed permaneceram), mas ainda atrai muitos fãs por todo mundo, exemplo disso foi a apresentação no Rock in Rio, em 2001, para mais de duzentas mil pessoas.

História

O Começo

O Guns foi formado em Los Angeles, em 1985, pela junção da banda Hollywood Rose com membros do L.A. Guns.Sua formação inicial tinha o vocalista Axl Rose,os guitarristas Tracii Guns e Izzy Stradlin', o baixista Ole Beich (substituído por Duff McKagan) e o baterista Robbie Gardner.

Quando Tracii e Robbie faltaram em um show em Seattle, Axl convidou o guitarrista Slash e o baterista Steven Adler, que ele conhecera recentemente, para seus lugares. Nascia a formação mais conhecida da banda. Voltando á Califórnia, os 5 escreveram seu "hino", "Welcome to the Jungle"[1].

Escalada pra Fama

Em 1986, lançaram um EP independente, Live ?!*@ Like a Suicide. Uma das poucas cópias desse EP acabou na Geffen Records, que logo assinou contrato com a banda. O álbum de estréia, Appetite for Destruction (1987), vendeu 20 milhões de cópias, teve boa recepção crítica e lançou diversos hits:"Welcome to the Jungle", "Sweet Child O' Mine" e "Paradise City". Até hoje, permanece o álbum de estréia mais vendido da história, com 20 milhões de cópias.

O Guns começou a abrir shows pra grandes bandas, mas á medida que as vendas de Appetite cresciam, partiram pra uma turnê mundial. Nela, o comportamento dos membros atraíam a mídia: McKagan, Slash e Adler entravam frequentemente sob efeito de drogas ou álcool, e Slash muitas vezes entrava no palco amparado e desmaiava ao final dos shows. Um show na Inglaterra teve um acontecimento trágico, quando dois fãs foram acidentalmente pisoteados durante o show. Todos os acontecimentos deram ao grupo o apelido de "a banda mais perigosa do planeta".

O próximo lançamento foi G N' R Lies, em 1989, que incluía as músicas de Live ?!*@ Like a Suicide e mais 4 canções acústicas. O álbum fez sucesso, chegando ao #2 das paradas, e teve dois hits: "Patience" e "Used to Love Her" . Porém uma das músicas, "One in a Million", que mencionava "niggers" (crioulos) e "faggots"(bichas), causou polêmica, e Axl Rose fora taxado de racista e homofóbico. Rose negou, dizendo que era fã de gays como Freddie Mercury e Elton John, e Slash era filho de negra.

O mau comportamento de membros levou o selo a pedir mudanças de comportamento. Os membros começaram a se tratar de seus vícios após Axl ameaçar acabar com a banda se continuasse o alto abuso de drogas.

Em 1989, a banda começou com uma perda. Steven Adler não conseguia tocar bateria de tanta cocaína e heroína. Fora demitido em agosto, e Matt Sorum, do The Cult, fora efetivado no instrumento. O tecladista Dizzy Reed também se uniu á banda. O empresário também fora trocado.

A banda tinha músicas suficientes para um álbum duplo, mas resolveu lançar Use Your Illusion I e Use Your Illusion II como dois discos separados, em 17 de Setembro de 1991. Os álbuns estrearam na Billboard em #2 e #1 respectivamente.

Use Your Illusion

Seguindo os álbuns a banda começou a Use Your Illusion Tour, que duraria 18 meses e teria grande retorno financeiro e incidentes controversos.

Em 1991, Izzy Stradlin' saiu da banda, sendo substituído por Gilby Clarke (porém Izzy voltaria para os últimos shows após Gilby sofrer um acidente de moto). A banda adicionou um conjunto de sopros e backing vocals aos shows também.

A banda continuou causando revoltas, como num show em St. Louis, Minnesota, em que Axl abandonou o palco após brigar com um espectador com uma câmera; e outro em Montreal, em que a banda abandonou o palco após apenas 9 músicas por problemas de áudio. O primeiro gerou dezenas de feridos e um processo, e o segundo levou á carros quebrados e incêndios.

A banda tornou-se popular também com os videoclipes superproduzidos "Don't Cry", "Estranged" e "November Rain". A Use your Illusion Tour (que passou no Brasil em Novembro-São Paulo- e Dezembro - Rio- de 91, e em Portugal em 92) e acabou em 1993, em Buenos Aires.

Declínio

Em 1993, o Guns N' Roses lançou The Spaghetti Incident?, um álbum de covers (principalmente de punk), com recepção morna do público e ruim da crítica. Uma canção escondida de autoria de Charles Manson, "Look at Your Game, Girl" fora incluída a pedido de Axl (contra a vontade do grupo) e causara polêmica.

Em 1994, Gilby Clarke resolveu sair do grupo por rejeitarem suas composições. Paul Huge entrou em seu lugar, e tocou num cover de "Sympathy for the Devil", dos Rolling Stones, incluída em Entrevista com o Vampiro. Huge, amigo de infância de Axl, não fora bem aceito pelos outros, Slash não gostara do fato dos solos de Huge terem sido usados no lugar dos seus na mixagem final.

Em 1995, Slash começou um projeto chamado Slash's Snakepit antes de abandonar o Guns em 1996, sendo substituído por Robin Finck. Em 1996, Matt Sorum foi demitido após discutir com Axl sobre Paul Huge, e em 1997 Duff se demitiu. Isso deixou Axl como único membro original. Slash, Duff e Sorum desde 2003 tocam na mesma banda, Velvet Revolver.

"Retorno"

Rumores circularam em 1997 sobre Axl trabalhando em um novo álbum. Nada apareceu até 1998, quando Axl entrou no estúdio com a banda sendo Paul Huge e Robin Finck (ex-Nine Inch Nails) nas guitarras, Tommy Stinson (ex-The Replacements) no baixo, Josh Freese (The Vandals) na bateria e Dizzy Reed e Chris Pitman nos teclados (Pitman também faz efeitos sonoros).

Em 1999, lançaram sua primeira música desde 94, "Oh My God", para a trilha sonora do filme Fim dos Dias. A música seria um prelúdio do álbum nomeado Chinese Democracy. A banda também lançou Live Era: '87-'93, uma coletânea de faixas ao vivo. Robin Finck saiu para voltar com o Nine Inch Nails.

Em 2000, Finck voltara e o bizarro e experimental guitarrista Buckethead entrou. Josh Freese fora substituído por Brian Mantia, o Brain (das bandas Primus e Proxia, em que Buckethead tocara). Em 2001, voltaram a fazer shows, com um no Rock in Rio, e três em Las Vegas, misturando sucessos com músicas novas.

Em 2002, Paul Tobias abandonou a banda pelos atrasos na gravação. Fora substituído por Richard Fortus, ex-Love Spit Love. O grupo seguiu com shows em Agosto na Europa e Ásia, seguidos por uma aparição surpresa no MTV Video Music Awards. Em Novembro, começaram nova turnê americana, mas o primeiro show, em Vancouver, fora cancelado pelo fato de Axl nem estar no Canadá (uma revolta se seguiu). 16 shows se seguiram, se esgotando em mercados como Nova York e não vendendo bem em mercados menores. Então, um show em Filadélfia fora cancelado porque Axl supostamente tivera problemas repentinos de saúde. Os 15 mil fãs presentes se revoltaram e destruíram o local, e o resto da turnê foi cancelada [2].

Buckethead saiu em Março de 2004, forçando o cancelamento do show no Rock in Rio Lisboa. Nenhum guitarrista substituto fora anunciado.

No mesmo mês, a Geffen lançou a coletânea Greatest Hits, já que um novo álbum de estúdio não saía a 10 anos. Rose demonstrou seu desprazer com o álbum, já que a lista de faixas fora feita sem seu consentimento.

Em 2005, Rose disse a fãs de Malibu que a banda pode pôr uma canção na trilha sonora de O Código Da Vinci[3].

Membros

Atuais

Originais

Antigos

Discografia

Vendagens

  • Appetite For Destruction - 20 milhões de cópias
  • GNR LIES - 8 milhões
  • Use Your Illusion I - 7 milhões
  • Use Your Illusion II - 8 milhões
  • Spaghetti Incident - 4,7 milhões

Videoclipes

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Guns N' Roses