Granulócito basófilo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Prowiki (discussão | contribs)
Prowiki (discussão | contribs)
Linha 26: Linha 26:
{{Tipos de células humanas}}
{{Tipos de células humanas}}
{{Sistema imune}}
{{Sistema imune}}
{{Tipos de células humanas}}


[[Categoria:Biologia celular]]
[[Categoria:Biologia celular]]

Revisão das 05h24min de 11 de março de 2010

Basófilo presente no sangue periférico visto em lâmina através de microscópio
Basófilo

Basófilo é um tipo de leucócito que se fixa com corantes básicos.

Descrição Celular

Possui forma esférica e núcleo irregular em forma de trevo. Tem tamanho de aproximadamente 10-15 µm (micrometros). Seu núcleo geralmente não é segmentado ou bilobulado, raramente com três ou mais lóbulos. Seu citoplasma é levemente basofílico (cor azul) e quase sempre ofuscado pelos vários grânulos grosseiros corados de roxo. Os granulos estão dispostos irregularmente cobrindo também o núcleo.

Função

Acredita-se que também participam de processos alérgicos; produzem histamina e heparina. Não são considerados os precursores dos mastócitos pois eles têm origens diferentes. Os basófilos são ativados pela presença de estímulos como as anafilotoxinas (complementos C3a, C4a e C5a) e os complexos IgE-antigeno. A resposta dos basófilos traduz-se em dois processos complementares: desgranulação e libertação de histamina; e sintese e libertação de derivados do ácido araquidónico (leucotrienios, tromboxanos e prostaglandinas). A sua participação no choque anafilático (sistêmico) é maior que o mastócitos, pois os basófilos são células que realmente estão presentes no sangue, e liberam os mediadores para a circulação.

Quantidade no sangue

É a célula circulante menos encontrada no sangue periférico dentro os leucócitos. Aproximadamente de 0-1% dos leucócitos são basófilos. Quando há aumento da quantidade de basófilos no sangue periférico usa-se o termo basofilia.