Michael Cunningham: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: uk:Майкл Канінгем
Linha 24: Linha 24:
===Adaptações===
===Adaptações===
*2004 ''[[Uma Casa No Fim Do Mundo(filme)|Uma Casa No Fim Do Mundo]]''
*2004 ''[[Uma Casa No Fim Do Mundo(filme)|Uma Casa No Fim Do Mundo]]''
*2007 ''[[Evening (filme)|Evening]]''
*2007 ''[[Evening]]''


===Contribuições===
===Contribuições===

Revisão das 07h13min de 16 de março de 2010

Michael Cunningham (6 de Novembro de 1952) é um escritor norte-americano que ficou conhecido pelo seu romance de 1998, As Horas, que ganhou o Prémio Pulitzer para ficção e foi adaptado em 2002 para o cinema.

Vida e Carreira

Cunningham nasceu em Cincinnati, Ohio, e cresceu em Pasadena, California. Ele estudou Literatura Inglesa na Universidade de Stanford, onde ele se graduou. Mais tarde, foi premiado como Master of Fine Arts (Mestre das obras finas), graduação do Workshop de escritores de Iowap. Enquanto estudava em Iowa, ele teve algumas histórias públicadas na Atlantic Monthly e na Paris Review. Sua história "White Angel" (Anjo Branco), de seu romance A Home at the End of the World (Uma casa no fim do mundo) foi incluída no "The Best American Short Stories, 1989," (As melhoras curtas histórias americanas) publicada por Houghton Mifflin.

Em 1993, ele recebeu uma Bola Guggenheim e em 1998, uma BolsaNacional Dom para as Artes. Em 1995, ele foi premiado com o Prêmio dos escritores brancos. Cunningham leciona no Centro de Trabalho das Artes Finas em Provincetown, Massachusetts e no Programa MFA no Colégio do Brooklyn.

Apesar de Cunningham ser gay e estar com o mesmo parceiro há 18 anos, o psicanalista e artista Ken Corbett, ele não gosta de ser chamado apenas de "escritor gay", de acordo com um artigo da PlanetOut[1] porque, enquanto ser gay exerce grande influência no seu trabalho, ele sente que isso não é (e não deve ser) sua característica definitiva.

As Horas estabeleceu Cunningham como um dos mais fortes escritores americanos, e seu romance mais recente, Specimen Days, foi igualmente bem recebido pelas críticas americanas [2]. Cunningham editou um livro de poesia e prosa de Walt Whitman, Laws for Creations, e foi co-escritor, com Susan Minot, de uma adaptação televisica para o romance de Minot Evening. Ele também é produtor do filme de 2007, Evening, que estrelou com Glenn Close, Toni Collette, e Meryl Streep.

Bibliografia

Cunningham lendo em um tributo à W. H. Auden em Nova Iorque.

Romances

Não-ficção

Adaptações

Contribuições

Prêmios e Realizações

Com As Horas, Cunningham foi premiado com:

Referências

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.