O Livro Vermelho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JAnDbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: cs, eo, simple Modificando: cy, de, en, es, he, nl, nn
Xqbot (discussão | contribs)
Linha 2: Linha 2:


{{Info livro
{{Info livro
| nome = 红皮书<br>该红宝书<br>毛主席语录 Mao zhǔxí yǔlù
| nome = 红皮书<br />该红宝书<br />毛主席语录 Mao zhǔxí yǔlù
| titulo_pt =
| titulo_pt =
| titulo_br = O Livro Vermelho<br>O Pequeno Livro Vermelho<br>Citações do presidente Mao Tsé-Tung
| titulo_br = O Livro Vermelho<br />O Pequeno Livro Vermelho<br />Citações do presidente Mao Tsé-Tung
| autor = [[Mao Tsé-Tung]]
| autor = [[Mao Tsé-Tung]]
| imagem = [[Imagem:Mao bibel.jpg|170px]]
| imagem = [[Ficheiro:Mao bibel.jpg|170px]]
| legenda = Edição alemã de O Livro Vermelho
| legenda = Edição alemã de O Livro Vermelho
| tempo =
| tempo =
Linha 121: Linha 121:
[[da:Maos lille røde]]
[[da:Maos lille røde]]
[[de:Worte des Vorsitzenden Mao Tsetung]]
[[de:Worte des Vorsitzenden Mao Tsetung]]
[[el:Αποφθέγματα του Προέδρου Μάο]]
[[en:Quotations from Chairman Mao]]
[[en:Quotations from Chairman Mao]]
[[eo:Ruĝa Libreto]]
[[eo:Ruĝa Libreto]]
Linha 130: Linha 131:
[[it:Libretto rosso]]
[[it:Libretto rosso]]
[[ja:毛主席語録]]
[[ja:毛主席語録]]
[[kk:Мау төрағаның сөздері]]
[[ko:마오쩌둥 어록]]
[[ko:마오쩌둥 어록]]
[[nl:Citaten van voorzitter Mao Zedong]]
[[nl:Citaten van voorzitter Mao Zedong]]
Linha 139: Linha 141:
[[sv:Maos lilla röda]]
[[sv:Maos lilla röda]]
[[zh:毛主席语录]]
[[zh:毛主席语录]]
[[zh-yue:毛語錄]]

Revisão das 19h24min de 19 de março de 2010

 Nota: Se procura o livro fictício dos hobbits, no universo da Terra Média de Tolkien, veja Livro Vermelho (Tolkien).
红皮书
该红宝书
毛主席语录 Mao zhǔxí yǔlù

Edição alemã de O Livro Vermelho
Autor(es) Mao Tsé-Tung
Idioma Chinês
País China
Editora Governo da República Popular da China
Lançamento Abril de 1964

Citações do Presidente Mao Tsé-Tung (Chinês simplificado: 毛主席语录; pinyin: Máo-zhǔxí yǔlù) ou O Pequeno Livro Vermelho (Chinês simplificado: 该红宝书) ou ainda O Livro Vermelho (Chinês simplificado: 红皮书) como é mais conhecido no Ocidente, conforme sugere o próprio nome é uma coletânea de citações do presidente da República Popular da China Mao Tsé-Tung e uma forma de culto à sua personalidade. Foi organizado por Lin Piao, Ministro da Defesa de Mao.[1]O livro possuí 33 capítulos. Seus tópicos abordam a ideologia de Mao, conhecido no Ocidente como Maoísmo ou oficialmente como "Pensamento de Mao Tsé-Tung". Inicialmente publicado na China, teve distribuição internacional após abril de 1964.

O Livro Vermelho é o segundo livro mais vendido na história, atrás apenas da Bíblia Sagrada, teve aproximadamente 900 milhões de cópias imprimidas. A popularidade fenomenal do livro pode estar ligado ao fato que era essencialmente uma exigência não oficial para todo cidadão chinês possuir o livro, especialmente durante a Revolução Cultural.

Durante a Revolução Cultural, o livro passou a ser estudado não só nas escolas mas também sua leitura era exigida no mercado de trabalho. Todas os setores da sociedade, industria, comércio, agrícola, administração civil, e nos setores militares, era organizado sessões de leitura do livro durante várias horas por dia no trabalho.

Durante os anos 60, o livro era um ícone importante na cultura da China, tão visto quanto a imagem de Mao. Em cartazes e quadros criados pelos artistas de propaganda do PCC, Mao era muitas vezes visto com uma cópia do livro na mão dele. Depois do fim da Revolução Cultural em 1976 e a subida ao poder de Deng Xiaoping em 1978, a importância do livro diminuiu consideravelmente.

Conteúdo e formato

O Livro Vermelho compreende 427 citações de Mao, divididas em 33 capítulos. As citações de Mao eram em negrito ou em vermelho para serem bem destacadas. É também chamado de "Reflexões do presidente Mao" por muitos chineses. As citações compreendem poucos parágrafos. Na segunda metade do livro, uma forte tendência empirista evidencia-se no pensamento de Mao. A tabela abaixo resume o livro.

Capítulo Número de citações Título Resumo
1 13 O Partido Comunista O Partido Comunista chinês é o núcleo da revolução chinesa, e os seus princípios são baseados no marxismo-leninismo. Críticas devem ser realizadas dentro do Partido.
2 22 Classes e luta de classe A revolução, e o reconhecimento das classes e da luta de classes, são necessárias para o povo e camponeses chineses para superar tanto inimigo e elementos nacionais como estrangeiros. Este não é um caminho simples, limpo, rápido ou sem luta.
3 28 Socialismo e o comunismo Socialismo deve ser desenvolvido na China, e a rota para tal fim é uma revolução democrática, o que permitirá a consolidação socialista e comunista, ao longo de um período de tempo. Também é importante para unir os meios camponeses, e educá-los sobre as falhas do capitalismo..
4 16 O tratamento correto das contradições entre o Povo Existem pelo menos dois tipos básicos de contradição: contradições antagônicas que existem entre países comunistas e capitalistas e seus vizinhos e entre os povos e os inimigos do povo, e as contradições entre as próprias pessoas, as pessoas não estão convencidos do novo caminho da China, que deve ser tratado de forma democrática e não antagônicas.
5 21 Guerra e Paz A guerra é uma continuação da política, e há pelo menos dois tipos: apenas (progressiva) e guerras injustas, que apenas servem aos interesses burgueses. Embora guerras não sejam boas, temos de permanecer prontos lutar em guerras contra as potências imperialistas.
6 10 Imperialismo e reacionários, todos Tigres de Papel O imperialismo dos Estados Unidos, e da Europa e as forças reacionárias nacionais, representam perigos reais e, a este respeito são como verdadeiros tigres. No entanto, porque o objetivo do comunismo chinês é justo, e interesses reacionários são egocêntricos e injustos, depois da luta, que será revelada a ser muito menos perigosa do que eram antes disso.
7 10 Ouse Lutar e Ousar Ganhar Lutar é desagradável, e as pessoas da China preferem não fazê-lo em tudo. Ao mesmo tempo, estão dispostos a travar uma luta apenas de auto-preservação contra elementos reacionários, tanto estrangeiros como nacionais.
8 10 A Guerra de pessoas As massas de China são a maior arma concebível por lutar contra imperialismo japonês e reacionários internos. Pontos estratégicos básico para a guerra contra o Kuomintang também são enumerados.
9 8 O Exército das Pessoas O exército do povo não é apenas um órgão para combater, é também um órgão para o avanço político do Partido, bem como da produção.
10 14 Liderança e Comitês do Partido A vida interna do Partido é discutida. Comitês são úteis para evitar a monopolização por outros, e os membros do Partido devem demonstrar honestidade, serem abertos à discussões de problemas e da capacidade de aprender.
11 22 A Linha de Massa As massas representam à linha criativa e produtiva da população chinesa, que são potencialmente inesgotáveis. Membros do Partido devem assumir a liderança das massas, e reinterpretarem a política no que diz respeito ao benefício das massas.
12 21 Trabalho Político É necessário que os intelectuais, estudantes, soldados e camponeses prestem atenção e envolvam-se com o trabalho político. Isto é particularmente necessário em tempos de guerra.
13 7 Relações entre Oficiais e Homens As relações democráticas não-antagônicas entre os oficiais e os homens é necessário para um forte exército.
14 6 Relações entre o exército e a República Popular Um exército que é valorizado e respeitado pelo povo, e vice-versa, é uma força quase invencível. O exército e o povo tem de se unir com o fundamento básico do respeito.
15 8 Democracia nos três principais domínios Democracia e honestidade desempenham funções no âmbito da reforma do exército, assim como na vida do Partido, e de outros quadros. A "Ultra-democracia" é a definição dos individualista burgueses que tem aversão à disciplina, e deve ser evitada.
16 9 Educação e a Formação de Tropas A educação deve ter uma base prática e política para o exército. Juntamente as linhas democráticas, também é possível para os agentes ensinar os soldados, para os soldados para ensinar os funcionários, e para os soldados ensinarem uns aos outros.
17 9 Servir o Povo É o dever dos dirigentes do Partido servir o povo. Sem os interesses do povo constantemente no coração, seu trabalho é inútil.
18 7 Patriotismo e internacionalismo Um patriota e um comunista internacionalista que possuí simpatia por lutas em outros países, não são princípios antagônicos, pelo contrário, estão profundamente ligados, como comunismo se espalha por todo o mundo. Ao mesmo tempo, é importante para um país manter a modéstia, e evitar arrogância.
19 8 Heroísmo Revolucionário A mesma energia e criatividade ilimitada das massas é também visível no exército, na sua luta com o estilo e a vontade indomável.
20 8 Construir o nosso país, através de diligência e frugalidade O caminho para a modernização da China será construído sobre os princípios da celeridade e simplicidade. Também não é legítimo relaxar e 50 anos depois, a modernização será realizada em uma escala maciça.
21 13 Auto-suficiência e luta árdua É necessário que a China se tornar auto-suficiente no decurso da revolução, ao longo das linhas usuais da luta de classes.
22 41 Formas de Pensar e Métodos de Trabalho O materialismo dialético marxista, que conota a luta constante entre opostos em uma definição empírica, é o melhor método para uma melhoria constante. Análise objetiva dos problemas com base em resultados empíricos é, a um prêmio.
23 9 Investigação e Estudos É necessário investigar tanto os fatos e a história de um problema, a fim de estudar e compreender este problema.
24 15 Corrigir Idéias erradas Arrogância, a falta de sucesso após um período próspero, egoísmo, fugir do trabalho, e liberalismo, são todos os males a serem evitados no desenvolvimento da China. Liberalismo é colocado no sentido de problemas envolvendo trabalho.
25 5 Unidade Unidade de massas, do Partido e de todo o país é essencial. Ao mesmo tempo, a crítica e a camaradagem são linhas possíveis, ao mesmo tempo uma unidade básica é sentida e preservado. Este é o método dialético.
26 5 Disciplina Disciplina não é a exclusão de métodos democráticos. Pontos básicos de conduta militar também são enumeradas.
27 15 Crítica e autocrítica A crítica é uma parte do método dialético marxista, que é parte fundamental para a melhoria; como tal, comunistas não devem temê-la, mas exercê-la abertamente.
28 18 Comunistas Um comunista deve ser altruísta, com os interesses das massas no coração. Ele também deve possuir uma generosidade de espírito.
29 11 Estruturas As estruturas para unir e trabalhar para o povo, devem ser líderes versados no marxismo-leninismo. Eles devem ter tanto a liberdade de orientação e de usar a sua criatividade na resolução de problemas. Os dirigentes mais velhos devem trabalhar em conjunto com camaradagem e aprender uns com os outros.
30 7 Juventude A Juventude chinesa é a força vital da China. Ao mesmo tempo, é necessário educá-los, e a Liga da Juventude devem dar especial atenção aos seus problemas e interesses.
31 7 Mulher As mulheres representam uma grande força produtiva na China, e igualdade entre os sexos é uma das metas do comunismo.
32 8 Cultura e Arte Literatura e arte são discutidas com relação ao comunismo, de uma forma ortodoxa.
33 16 Estudo É da responsabilidade de todos cultivar a si, e estudar profundamente o marxismo-leninismo. É também necessário para que as pessoas voltem sua atenção para problemas contemporâneos.

Referências

  1. Mao: A História desconhecida. Jon Halliday e Jung Chang. Tradução de Pedro Maio Soares. Editora Companhia Das Letras. ISBN 85-359-0873-0
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: O Livro Vermelho