Diferenças entre edições de "Seminário Episcopal de Angra"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
2 bytes adicionados ,  00h33min de 26 de abril de 2006
m
m
Nas Bulas de Confirmação de D. Frei [[Estêvão de Jesus Maria]] para [[Diocese de Angra|bispo de Angra]], o [[papa Leão XII]] manifestava o desejo de que ele fundasse um seminário, conforme prescrevera o [[Concílio de Trento|Concílio Tridentino]].
 
Foi assim que aproveitando este mandato explícito e as condições favoráveis criadas pela [[RegneraçãoRegeneração]] que em 1862, passados 328 anos da fundação da Diocese, e quase 300 após aquele Concílio, começou a funcionar um seminário nos [[Açores]].
 
Foi aproveitado para tal fim o extinto [[convento de São Francisco de Angra]], cujas obras de adaptação levaram 2 anos a realizar. A sua inauguração solene realizou-se a [[9 de Novembro]] de [[1862]]. Nesse dia teve lugar uma grande festa em honra de Nossa Senhora da Guia, titular do antigo convento, à qual assistiu o bispo diocesano e muito clero da Ilha.
 
Apesar dessa abertura solene as avultadas obras que se realizaram, só em 1864 é que o Seminário Episcopal de Angra recebeu os seus primeros alunos internos.
 
==A coexistência com o Liceu==
 

Menu de navegação