Pita (futebolista): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Xqbot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: ja:ピッタ
Leonni Pissurno (discussão | contribs)
Linha 48: Linha 48:
[[Categoria:Futebolistas do São Paulo Futebol Clube]]
[[Categoria:Futebolistas do São Paulo Futebol Clube]]
[[Categoria:Fluminenses de Nilópolis]]
[[Categoria:Fluminenses de Nilópolis]]
[[Categoria:Jogadores da Seleção Brasileira de Futebol]]


[[en:Edvaldo Oliveira Chaves]]
[[en:Edvaldo Oliveira Chaves]]

Revisão das 15h56min de 28 de março de 2010

Edivaldo Oliveira Chaves
Informações pessoais
Data de nascimento
Local de nascimento

Edivaldo Oliveira Chaves, mais conhecido como Pita (Nilópolis, 4 de agosto de 1958), é um ex-futebolista brasileiro.

O primeiro a vestir com maestria a camisa 10 do Santos depois de Pelé.[carece de fontes?] Pita morava em Cubatão, no bairro do Casqueiro, e começou sua vida vendendo siris para quem ia da capital para o litoral e vice-versa no acostamento da Via Anchieta. Aos 13 Pita foi convidado a disputar um campeonato de futebol na praia e se destacou.

Logo após este campeonato ele começou a treinar na Portuguesa Santista e, depois de dois anos, já estava no juvenil do Santos. Em 1978 o treinador Formiga promoveu-o definitivamente para a equipe principal que estava cheia de jovens talentos, como Juary, João Paulo e Nílton Batata. Esta equipe foi apelidada de "Meninos da Vila". Neste mesmo ano começaram o Campeonato Paulista desacreditados e terminaram campeões. Foi o único título de Pita defendendo o Santos.

Em 1984 Pita foi para o São Paulo, e no time do Morumbi conquistou o Campeonato Paulista de 1985 e o segundo título nacional do tricolor. Apesar do campeonato, Pita discutiu com o técnico Cilinho e quase deixou o clube, permanecendo por interferência da diretoria. Em 1987 conseguiria novamente o Campeonato Paulista, sendo festejado e reconhecido como craque também pela torcida tricolor.

Mas, o período de glórias no São Paulo não foi tão longo assim: durou apenas quatro anos, e em 1988 Pita foi vendido ao Racing Strasburg por um milhão de dólares. Depois da rápida passagem pelo clube francês, Pita voltou ao Brasil para defender o Guarani e depois participou da temporada inicial da implantação do futebol no Japão em 1993.