Puma SE: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 189: Linha 189:
* {{BRAb}} [[Kleber]]
* {{BRAb}} [[Kleber]]
* {{BRAb}} [[Marta]]
* {{BRAb}} [[Marta]]
* {{BRAb}} [[Pedro Kayres Christofoletti]]
* {{BRAb}} [[André Luiz Tavares|Andrezinho]]
* {{BRAb}} [[André Luiz Tavares|Andrezinho]]
* {{CMRb}} [[Samuel Eto'o]]
* {{CMRb}} [[Samuel Eto'o]]

Revisão das 16h38min de 30 de março de 2010

Para outros sentidos do termo, consulte Puma (desambiguação).

Puma AG
Fundação 1924
Sede Herzogenaurach, Alemanha
Produtos Equipamentos esportivos
Website oficial www.puma.com

História

No ano de 1924 dois irmãos, Adolf (apelido Adi) e Rudolf (apelido Rudi) Dassler, criaram uma pequena empresa de calçados de pano, a Gebrüder Dassler Schuhfabrik. Aos poucos a produção começou a crescer e fornecer sapatos para atletas olímpicos. O atleta Jesse Owens, nas Olimpíadas de Berlim, 1936, começou a mostrar o trabalho dos irmãos alemães ao mundo.

A empresa mostrava um desenvolvimento rápido, numa velocidade que fez com que os irmãos buscassem seus próprios lucros, ou seja, se separaram. No ano de 1948, Adi Dassler fundou a Adidas enquanto Rudolf criou a Puma Fábrica de Sapatos Rudolf Dassler. Um ano após a divisão da empresa, Rudolf mudou a sede da empresa para Herzogenaurach, cidade próxima do grande centro Nuremberg.

As chuteiras Puma, que calçavam Pelé, fizeram grande sucesso nas Copas do Mundo das décadas de 60 e 70, fazendo com que a empresa entrasse de vez no mercado de fornecedores de materiais de esporte. Para mudar sua política monetária e obter lucros mais altos, a marca tornou-se uma Sociedade Anônima (AG) e entrou no Mercado de Ações das bolsas de Munique e Frankfurt. No ano de 1991, houve a fundação a Puma International, espalhada inicialmente em países do continente Europeu, Asiático e Oceânico. A abertura da empresa para o mercado global foi boa, mas não mostrava segurança financeira. O que não se esperava com essa expansão global era uma crise, que estourou logo no ano de 1993. Nike e Adidas melhoravam cada vez mais seus produtos e ganhavam de vez o consumidor, enquanto a Puma enfrentava uma forte desvalorização de seus produtos que não acompanhavam a novas tendências. Em menos de três anos,1991 a 1993, três presidentes foram embora. A empresa teve de demitir 50% de seu pessoal na Alemanha, enquanto mais 36% perdiam seu emprego ao redor do mundo. A marca conseguiu dar a volta por cima com o presidente Jochen Zeitz, que exigiu uma melhora no design e qualidade de seus produtos. O Ano de 1994 talvez seja o mais importante para fábrica, já que foi o primeiro em que teve um saldo positivo desde sua entrada no Mercado de Ações: lucro de 25 milhões de Euros. Em 1997 uma fornecedora cinematográfica estadunidense Monarchy Regency Enterprises adquiriu 25% da Puma, e se tornando o maior acionista da empresa. Dessa forma a Puma atingia a América e conseguindo o direito da National Football League, NFL, passou a distribuir o uniforme para 13 equipes do esporte mais popular dos EUA, o Futebol Americano. Não demorou muito para conseguir a liberação da NBA, e fornece uniformes para nove equipes de outro esporte conhecido na terra do Tio Sam, o basquete.

Desde o ano de 2004, a logo marca enxerga na África um novo investimento. A maioria das delegações africanas são patrocinadas pela Puma. Isso faz com que a Puma AG atinja os cinco continentes.

Longe dos gramados e quadras, a Puma não deixa a desejar. No atletismo diversos atletas testam seus limites com acessórios da marca, mas a grande aposta da empresa é a Fórmula 1, já que as grandes equipes, como Ferrari, BMW, Williams e Renault, também aderem a linha.

Contratos com estilistas renomeados foram assinados, e cada vez mais a empresa cresce. Coleções esportivas agora dividiam espaço com coleções mais casuais, atingindo do público mais jovem ao mais velho.

Hoje, a Puma se solidifica no mercado e cada vez mais aumenta o número de admiradores da marca. Ano após ano, a fábrica consegue fazer seus lucros chegarem a casa dos bilhões.


Fornecimento e patrocínio no atletismo

A Puma fornece material e patrocínio ao recordista mundial nos 100, 200 e revezamento 4x100 metros Usain Bolt, contrato este no valor de 1,5 milhão de dolares.

Fornecimento e patrocínio no futebol

Há muitos anos a Puma começou investir no mercado futebolístico.

Foi a empresa que distribuiu uniformes para o maior número de seleções da Copa do Mundo de 2006: Itália, Suíça, Polônia, República Tcheca, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Gana, Angola, Togo, Arábia Saudita e Irã.

O primeiro jogador a ser patrocinado pela equipe foi Edson Arantes do Nascimento, Pelé, considerado pela FIFA e por muitos o melhor jogador de todos os tempos.

Em uma partida pelo Santos, o gênio brasileiro pediu para que o árbitro paralisasse o jogo. Com o pedido realizado Pelé amarrou suas novas chuteiras da Puma que chamou a atenção de todo o mundo.

As antigas estrelas Diego Maradona, Eusébio, Johan Cruijff, Enzo Francescoli, Lothar Matthäus, Kenny Dalglish, Didier Deschamps, Kenny Dalglish, Hristo Stoichkov, Rudi Völler e Paul Gascoigne usaram igualmente chuteiras da Puma.

Atualmente a empresa patrocina jogadores, em sua maioria, desconhecidos. Suas grandes apostas são o atacante da Seleção de Camarões, Samuel Eto'o, o goleiro tetracampeão pela seleção da Itália, Gianluigi Buffon, o defesa Nemanja Vidić, o médio Michael Carrick e os avançados Anelka e Mario Gómez.

Quando se fala em seleções a história muda. Hoje, a Puma é fornecedora da atual campeã do mundo, a seleção italiana. Suíça, República Tcheca, Uruguai, Costa do Marfim e Camarões são outros exemplos de fortes seleções que levam o felino estampado no peito.

Ainda no futebol, fornece material para grandes clubes do Mundo, na Europa para clubes como o Sporting CP, Lazio, Tottenham Hotspur, Stuttgart, Feyenoord, Olympiakos, Villarreal, Bordeaux, Monaco, Zenit, Brugge, na America do Sul para clubes como Grêmio, Peñarol, Club Atlético Independiente e em África para o Al-Ahly.

Clubes de futebol que usam camisas da Puma

   

Seleções que usam camisas da Puma

Jogadores e ex-jogadores