Manjar turco: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JAnDbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: cs:Turecký med, el:Λουκούμι Modificando: az:Loxum
Linha 13: Linha 13:


== As Crônicas de Narnia ==
== As Crônicas de Narnia ==
O doce ganhou notoriedade recentemente pela versão cinematográfica da obra de fantasia de [[C.S. Lewis]], [[As Crônicas de Nárnia]]. No segundo livro das Crônicas (''[[O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa]]''), quando [[Edmundo Pevensie]] entra em Nárnia e conhece a [[Feiticeira Branca]], ela conquista sua confiança com um pouco de manjar turco enfeitiçado.
O doce ganhou notoriedade recentemente pela versão cinematográfica da obra de fantasia de [[C.S. Lewis]], [[As Crônicas de Nárnia]]. No primeiro livro das Crônicas (''[[O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa]]''), quando [[Edmundo Pevensie]] entra em Nárnia e conhece a [[Feiticeira Branca]], ela conquista sua confiança com um pouco de manjar turco enfeitiçado.


[[Categoria:Culinária da Turquia]]
[[Categoria:Culinária da Turquia]]

Revisão das 05h11min de 3 de abril de 2010

Uma mostra de manjar turco em Istanbul

Delícia turca, manjar turco, Bala de Goma (Síria/Árabe) ou mais conhecido como lokum ou loukum é uma sobremesa turca feita de maisena e açúcar. Tem geralmente sabor de água de rosas ou limão, o que dá a sua cor rosa pálido característica. É macio, com consistência de geléia e coberto com açúcar de confeiteiro para não endurecer rápido.

Origem

Embora com poucas fontes, sua origem remonta a Pérsia antiga, onde já era produzido como uma goma doce e com aroma de rosas, mais tarde, seus conhecimentos foram passados aos povos ocidentais, que o conheceram e o adotaram.

Pedaços de manjar turco

Nome

Existe o turco lukum, o árabe luqma e seu nome libanês ḥalgūm Dentre seus vários nomes conhecidos, o mais famoso é o inglês Turkish delight

As Crônicas de Narnia

O doce ganhou notoriedade recentemente pela versão cinematográfica da obra de fantasia de C.S. Lewis, As Crônicas de Nárnia. No primeiro livro das Crônicas (O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa), quando Edmundo Pevensie entra em Nárnia e conhece a Feiticeira Branca, ela conquista sua confiança com um pouco de manjar turco enfeitiçado.