Homofonia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: nn:Homofoni
Luckas-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: gl:Homofonía (música)
Linha 19: Linha 19:
[[fi:Homofonia]]
[[fi:Homofonia]]
[[fr:Homophonie#Musique]]
[[fr:Homophonie#Musique]]
[[gl:Homofonía (música)]]
[[he:הומופוניה]]
[[he:הומופוניה]]
[[hr:Homofonija]]
[[hr:Homofonija]]

Revisão das 13h54min de 22 de abril de 2010

Homofonia em "If ye love me" de Thomas Tallis, composição de 1549. As vozes movem-se juntas segundo o mesmo ritmo, e a relação entre si cria acordes: este excerto inicia e termina com acorde de Fá Maior.

Homofonia (do grego antigo "mesmo som") literalmente significa "vozes semelhantes" designando música em uníssono. Contudo, em homofonia, as vozes não precisam estar uníssonas como se na mesma melodia, mas somente uníssonas no tempo de andamento em que executa-se a obra. Em homofonia os acordes das quatro vozes estão em forma de blocos. Não há articulação alguma em contraponto das vozes.

Homofonia é o oposto de polifonia, aonde as vozes se articulam separadamente em contraponto e os acordes não progridem em blocos homofônicos, obviamente.

A música homofônica é típica do início do século VII até ao século XIII, com os cantos bizantinos e gregorianos e missas. Mas também se encontra mais tarde no período barroco em alguns prelúdios de corais e motetos de Johann Sebastian Bach, por exemplo, aonde as vozes caminham em blocos harmônicos sem muito movimento individual das vozes.

Predefinição:Bom interwiki