Acmella oleracea: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
DarwinBot (discussão | contribs)
m Manutenção/botânica - Asteraceae (rjc 2.1.0 mod)
Linha 18: Linha 18:


== Uso em culinária ==
== Uso em culinária ==
O jambu é muito utilizado na culinária paraense, podendo ser encontrado em iguarias como o ''[[tacacá]]'', o ''[[pato no tucupi]]'' e até mesmo em [[pizza]] combinado com [[mozarela]]. Uma de suas principais características é a capacidade de trimilicar os lábios de seus comensais. É usada como especiaria pelos [[China|chineses]]. As folhas podem ser usadas frescas ou secas. As folhas tenras cortadas finamente são usadas como condimento no prato nacional [[Madagáscar|malgaxe]] ''romazave''.
O jambu é muito utilizado na culinária paraense,amazonense, rondoniense e acriana podendo ser encontrado em iguarias como o ''[[tacacá]]'', o ''[[pato no tucupi]]'' e até mesmo em [[pizza]] combinado com [[mozarela]]. Uma de suas principais características é a capacidade de trimilicar os lábios de seus comensais. É usada como especiaria pelos [[China|chineses]]. As folhas podem ser usadas frescas ou secas. As folhas tenras cortadas finamente são usadas como condimento no prato nacional [[Madagáscar|malgaxe]] ''romazave''.


Na Bahia, especialmente, é usado como erva de alto valor religioso com os nomes oripepé, pimenta d'água e pingo de ouro.
Na Bahia, especialmente, é usado como erva de alto valor religioso com os nomes oripepé, pimenta d'água e pingo de ouro.

Revisão das 20h44min de 22 de abril de 2010

Como ler uma infocaixa de taxonomiaJambu
Inflorescência de jambu
Inflorescência de jambu
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Tribo: Heliantheae
Género: Acmella
Espécie: A. oleracea
Nome binomial
Acmella oleracea
(L.) R.K.Jansen
Sinónimos
Spilanthes oleracea L. (1767)
Spilanthes acmella auct. non (L.) Murr.

Jambu, também conhecida como agrião-do-pará (Acmella oleracea) é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Pará, do Amazonas e de Rondônia. Sendo originária da América do Sul, é comum também em todo o sudoeste asiático e em particular nas ilhas Mascarenhas e Madagáscar.

Uso em culinária

O jambu é muito utilizado na culinária paraense,amazonense, rondoniense e acriana podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá, o pato no tucupi e até mesmo em pizza combinado com mozarela. Uma de suas principais características é a capacidade de trimilicar os lábios de seus comensais. É usada como especiaria pelos chineses. As folhas podem ser usadas frescas ou secas. As folhas tenras cortadas finamente são usadas como condimento no prato nacional malgaxe romazave.

Na Bahia, especialmente, é usado como erva de alto valor religioso com os nomes oripepé, pimenta d'água e pingo de ouro.

Propriedades

A planta é reconhecida como anestésica, diurética, digestiva, sialagoga, anti-asmática e anti-escorbútica. Os seus capítulos possuem propriedades odontálgicas e anti-escorbúticas.

Galeria de imagens

Ícone de esboço Este artigo sobre asteráceas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.