Björn Ulvaeus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rodrigo72lopes (discussão | contribs)
m
Luckas-bot (discussão | contribs)
Linha 46: Linha 46:
[[Categoria:Membros de ABBA]]
[[Categoria:Membros de ABBA]]


[[be:Б'ёрн Крысціян Ульвэўс]]
[[be-x-old:Б'ёрн Крысьціян Ульвэўс]]
[[bg:Бьорн Улвеус]]
[[bg:Бьорн Улвеус]]
[[ca:Björn Ulvaeus]]
[[ca:Björn Ulvaeus]]

Revisão das 22h26min de 24 de abril de 2010

Predefinição:Info artista musical

Björn Kristian Ulvaeus (Gotemburgo, 25 de abril de 1945) é um músico e compositor sueco.

Aos seis anos de idade mudou-se com a família para Våstervik, onde formou junto com o primo e alguns amigos uma banda juvenil. Começou sua carreira musical em 1963, fazendo parte do grupo The Hootenanny Singers. Em 1966, ele conheceu Benny Andersson, tecladista do grupo The Hep Stars, que viria a ser o seu parceiro por muitos anos.

Em 1971 se casou com a também cantora Agnetha Fältskog, depois de dois anos de namoro. O casal teve dois filhos, Linda (1973) e Christian (1977). No ano seguinte, o casal formou, junto com Benny e sua parceira Anni-Frid Lyngstad, o grupo ABBA (formado com as iniciais do nome de cada um).

Os ABBA alcançou nos anos seguintes um grande sucesso em todo o mundo, tendo todas a suas músicas sendo compostas por Benny e Björn. Nessa época, Björn se destacou como grande letrista e também cantor.

Ele e Agnetha se separaram em 1978, e em 1982 os ABBA chegou ao fim, após a separação de Benny e Anni-Frid.

Depois disso, Björn e Benny se dedicaram à composição de musicais, como Chess, Kristina från Duvemåla e Mamma Mia, sucessos de público e crítica. Björn se casou novamente em 1980, tendo mais duas filhas. Atualmente vive em Estocolmo, gerenciando as apresentações de seus musicais. Björn Ulvaeus, aparece em uma pequena ponta, no filme Mamma Mia!, vestido como um deus grego nos créditos finais do filme.Em meados dos anos cinquenta Björn se apaixonou por rock'n'roll e skiffle. Até o início dos anos sessenta, era um membro de um grupo folclórico denominado West Bay Singers. Em 1963, entraram um talento concurso organizado pela rádio sueca. Isso levou à descoberta pelo compositor e editor Stig Anderson e seu parceiro, Bengt Bernhag. Stig e Bengt tinha começado recentemente uma empresa discográfica chamado Polar Music. A banda adquiriu um novo nome, o Hootenanny Singers, e rapidamente se tornou um dos mais populares da Suécia grupos dos anos sessenta.

Em 1966, Björn tinha uma chance reunião com Benny Andersson, ele próprio um membro da Suécia o número um grupo pop, The Hep Stars. Batiam-lo e escreveu sua primeira música juntos, "não é fácil dizer '.

Björn gravada uma jovem de solo singles no final dos anos sessenta, altura em que ele também começou concentrar mais na sua colaboração com Benny Andersson. Em 1970, a par começou liberando registros como um duo e também encenado um cabaré mostrar, juntamente com os seus fiancées, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad. Em 6 de julho de 1971, Björn e Agnetha se casaram.

A partir de 1972 e uma década a partir Björn era ocupada por seu trabalho com ABBA. Em 1983, Björn e Benny começou a escrever o musical Chess lírico com Tim Rice. Um conceito álbum foi lançado no Outono de 1984, e em Maio de 1986 abriu o musical do West End em Londres. Em 1988 recebeu o Xadrez Broadway Premiere. Uma versão reformulada do musical tem início em Estocolmo, na Suécia, em 2002.

Em 1990, Björn e Benny tinha decidido a escrever um novo musical. Este tempo que queria escrever exclusivamente em sueco, e eles escolheram o romance Emigrantes série por autor Vilhelm Moberg como base para seu trabalho. O musical Kristina från Duvemåla (Kristina De Duvemåla) abriu em Outubro de 1995. O espectáculo decorreu durante três anos e meio em vários teatros da cidade sueca de Malmö, Gotemburgo e Estocolmo.

Recentemente, Björn tem-se envolvido profundamente no estadiamento do Mamma Mia!, Um musical baseado em canções ABBA. O show abriu em Londres, Inglaterra, em Abril de 1999 e desde então tem sido palco quase todo o lado, mesmo sendo transformado em um filme que inaugura em Julho de 2008.

Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.