Região Leste (Belo Horizonte): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rjbot (discussão | contribs)
m Ajustes
Linha 70: Linha 70:
* [[Pompéia (Belo Horizonte)|Pompéia]]
* [[Pompéia (Belo Horizonte)|Pompéia]]
* [[Sagrada Família (Belo Horizonte)|Sagrada Família]]
* [[Sagrada Família (Belo Horizonte)|Sagrada Família]]
* [[Santa Efigênia (Belo Horizonte)|Santa Efigênia]]
* [[Santa Inês (Belo Horizonte)|Santa Inês]]
* [[Santa Inês (Belo Horizonte)|Santa Inês]]
* [[Santa Tereza (Belo Horizonte)|Santa Tereza]]
* [[Santa Tereza (Belo Horizonte)|Santa Tereza]]

Revisão das 18h05min de 25 de abril de 2010

Predefinição:Info/Bairro de BH Leste é uma região administrativa (ou regional) de Belo Horizonte. A extensão territorial da região é de 28,52 km², caracterizando uma densidade demográfica de 8.987,1 hab./km².

Área jurisdicional

Sua área compreende-se no perímetro da avenida Cristiano Machado, na esquina com a Avenida José Cândido da Silveira, na altura da divisa do Bairro da Graça com o Bairro Silveira, até o túnel da Lagoinha, donde segue pela avenida Nossa Senhora de Fátima e avenida do Contorno no sentido horário, até o seu cruzamento com a rua Piranga. Por esta, segue até a divisa do aglomerado Serra - São Lucas e pela divisa leste deste aglomerado até a divisa com os terrenos do Hospital da Baleia. Daí, segue pela divisa oeste deste hospital até os limites com a Serra do Taquaril na divisa com o município de Nova Lima, pela linha limítrofe dos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará até a avenida José Cândido da Silveira, na divisa dos municípios de Sabará e Belo Horizonte, até a avenida Cristiano Machado, o ponto de origem da descrição.[1]

História

Sua ocupação remonta à construção da nova Capital, sendo uma das regiões mais antigas de Belo Horizonte. Com bairros tradicionais como Floresta, Santa Efigênia, Santa Tereza e Sagrada Família, a região se expandiu dando origem a novos bairros como Colégio Batista, Horto, Instituto Agronômico e outros.

Viaduto Santa Tereza.

Floresta

O bairro mais antigo da região surgiu com a construção de casas simples que serviram de residência para os operários da comissão construtora da Capital. Pela proximidade do centro da Capital, a expansão da cidade dirigiu-se em direção à Floresta, que se desenvolveu rapidamente surgindo novas e modernas contruções. Locais tradicionais como a rua Itajubá que, durante muito tempo, foi um dos pontos mais movimentados da cidade pela animação de seus bares e bailes de carnaval, fazem a história do bairro. Ainda na Floresta encontra-se a primeira fábrica de doces de Belo Horizonte, a Lalka, que fundada pela família polonesa Grochowski em 1925, ficou famosa por seus bombons, balas e chocolates. Vários personagens ilustres como Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava e Waldemar de Almeida Barbosa foram moradores da Floresta.

Santa Tereza

O bairro foi ocupado inicialmente por imigrantes, predominantemente italianos. Isso foi devido à localização do Centro de Imigração neste bairro, que acolhia e regularizava a situação desses imigrantes no país. No início do século XX, o bairro ficou conhecido como a região do Isolado, pela presença de um hospital que tratava de pacientes psiquiátricos e tuberculosos, doença respiratória considerada incurável na época. O bairro possui uma forte efervescência cultural, marcado pelos seus tradicionais blocos carnavalescos (como a Banda Santa) e surgimento de músicos como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes e Fernando Brant e bandas conhecidas internacionalmente como Sepultura e Skank. Possui larga variedade de opções de diversão e atividade cultural, como as casas de seresta, as feiras de artesanato e o famoso macarrão do Bolão, que atraem pessoas de todas as partes da cidade.

Lista de bairros

A região Leste de Belo Horizonte possui um total de 51 bairros:[2]

Referências

  1. DOM. Lei Municipal nº 4158, de 16 de julho de 1985. Belo Horizonte: Diário Oficial do Município, 1985.
  2. «Bairros da região Leste de Belo Horizonte». Prefeitura de Belo Horizonte. Consultado em 25 de janeiro de 2010 

Predefinição:Região Leste de Belo Horizonte