Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Big band"

66 bytes adicionados ,  15h23min de 3 de maio de 2010
sem resumo de edição
'''Big band''' é uma expressão da [[língua inglesa]] que indica um grande grupo instrumental associado ao [[jazz]]. Esse tipo de formação foi muito popular dos [[anos 20]] aos [[anos 50]], período que conhecido como a Era do [[Swing (Jazz)|Swing]]. É uma das formações musicais mais usadas pelos artistas de jazz.
 
Uma big band consiste, basicamente, de 12 a 25 músicos e contém primordialmente 4 naipes de instrumentos: os [[saxofone]]s (2 saxofones altos, - 1°e 3° sax altos; 2 saxofones tenores - 2° e 4° sax tenores; e 1 saxofone barítono - 5° sax barítono. Ocasionalmente 1 ou 2 saxofones sopranos), os [[trompete]]s, e [[trombone]]s (3 trombones tenores e 1 trombone baixo), e a 'cozinha', é como é denominada nas big band's o naipe que executa predominantemente a base harmônica do grupo, e é formado de: [[guitarra]], [[bateria]], [[baixo]] ou [[contrabaixo]], e [[piano]]. Algumas big band's usam um terceiro naipe em sua formação que a amplia na execução harmônica e também em alguns solos, o naipe de cordas, composto de: [[violino]], [[viola]], [[violoncelo]], e [[contrabaixo]]. Algumas Big Band's podem ainda admitir outros instrumentos como [[Flauta]], [[Clarinete]] e instrumentos de [[percussão]] que variam de uma banda a outra dependendo do estilo e arranjo musical. Os termos banda de jazz, orquestra de jazz e dance band, também são usados.
 
As músicas tocadas pelas big bands possui, geralmente, [[Arranjo (música)|arranjos]] mais elaborados, muito frequentemente sendo previamente preparados e escritos em [[partitura]]s. Ali, os solos e improvisações são executados nos momentos determinados no arranjo. Que se progagou no Brasil na década de 60.
Utilizador anónimo