Francisco de Assis de Távora: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 40: Linha 40:
|anos=[[1750]] — [[1754]]
|anos=[[1750]] — [[1754]]
|antes=[[Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos]]
|antes=[[Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos]]
|depois=[[Luís Mascarenhas, 2.º conde de Alva|Luís Mascarenhas]]
|depois=[[Luís Mascarenhas, 2.º conde de Alva]]
}}
}}
{{Termina caixa}}
{{Termina caixa}}

Revisão das 10h58min de 9 de maio de 2010

Francisco de Assis de Távora, 3.º Conde de Alvor e por seu casamento, 3.º Marquês de Távora e 6.º Conde de São João da Pesqueira (7 de outubro de 1703[1] - Lisboa, 13 de janeiro de 1759) foi um nobre, militar e administrador colonial português. Foi vice-rei da Índia, entre 1750 e 1754. Vítima da conspiração conhecida como o "Processo dos Távoras", acabou por ser executado, junto com a Casa dos Távoras.

Biografia

Filho e herdeiro do 2.º Conde de Alvor, Bernardo António Filipe Neri de Távora, e de sua mulher Dona Joana de Lorena, em 1718 casou-se com sua prima, Leonor Tomásia de Távora, 3.ª Marquesa de Távora e 6.ª Condessa de São João da Pesqueira.

Como tenente-general, foi nomeado governador da praça de Chaves. Em carta de Dom João V, de 18 de fevereiro de 1750, foi nomeado vice-rei da Índia, partindo ele e a esposa de Lisboa em 28 de março, chegando à Goa em 22 de setembro, sucedendo ao marquês de Alorna, Pedro Vasconcelos. Foi com o marquês à Índia o arcebispo António Taveira da Neiva Brum da Silveira, seu amigo de longa data[2] e nomeado Arcebispo de Goa.

Durante seu vice-reinado, teve uma notável ação na Índia, não só através das conquistas de várias fortalezas, como no domínio comercial, trazendo grandes vantagens aos portugueses. Empreendeu campanha contra o pirata Cananja, tomando-lhe o forte e queimando várias de suas naves. Declarou guerra ao rei de Sunda, tomando a praça de Piro e as fortalezas de Ximpem e de Conem, apossando-se também da esquadrilha que estava fundeada no rio Karwan. Invadiu depois as províncias de Pondá e de Zambaulim.

Processo dos Távoras

Ver artigo principal: Processo dos Távoras

Seu retorno à Corte veio junto com sua fama pelas vitórias e pela administração de sucesso na Índia. Dona Leonor, mulher política e bastante envolvida com as coisas do reino, não compartilhava das ideias do novo homem dos negócios do reino, Sebastião José de Carvalho e Melo, tido por ela como um novo-rico.

Com estes aspectos, o futuro Conde de Oeiras conseguiu ardir um julgamento contra toda a Família Távora, sob a acusação de tentativa de regicídio contra Dom José I.

Assim acabou por ser executado, junto com os seus, em 13 de janeiro de 1759, numa cruel execução.

Descendência

De seu casamento com Leonor da Távora, teve 11 filhos, dos quais destacam-se:

Notas e referências

  1. Segundo a Geneall.net, teria nascido em 1 de outubro de 1703.
  2. Diocese de Angra

Fontes


Precedido por
Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos
Vice-rei da Índia
17501754
Sucedido por
Luís Mascarenhas, 2.º conde de Alva