A Saga da Fênix Negra: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
m
m moveu Fênix Negra (Crossover) para Fênix Negra: Não há motivo para desambiguar título
(Sem diferenças)

Revisão das 21h55min de 18 de maio de 2010

Predefinição:Supercomics A Fênix Negra é uma saga de X-Men no enredo ficcional do Universo Marvel Comics, contando sobre Jean Grey e a Força Fênix, que termina em morte de Jean. Foi escrita por Chris Claremont com arte de Dave Cockrum e John Byrne. Às vezes, é dividido em duas partes, com a Saga da Fênix (X-Men [vol. 1] # 101-108, 1976-1977) referindo-se a hipótese do poder de Jean e da reparação do, e a Saga da Fênix Negra (X-Men [vol. 1] # 129-138, 1980) a sua corrupção e queda. Foi adaptado para o X-Men Animated Series, e que alude o filme X2: X-Men. Um terceiro filme, X-Men: O Confronto Final, lançado em 2006, contém novos elementos da saga.

A Saga Original

Nas histórias em quadrinhos de hoje, os leitores vêm a Fênix como uma entidade cósmica psiônica ligada a Jean Grey. No entanto, este não foi como o personagem foi escrito na história original - lá, o Fênix era Jean Grey, no auge de seu poder. Retornando de uma missão no espaço, a história contada de Jean após ser exposta à radiação mortal de uma tempestade solar, e brevemente atingiu seu potencial máximo como uma telepata e telecinética. Neste momento, Jean se tornou um ser de pensamento puro, e reformou-se, em seguida, após o regresso à Terra com o novo traje, identidade e poder da "Fênix". Foi com este poder incrível que Jean consertou o Cristal M'kraan, mas voluntariamente restringido seus poderes depois, a fim de mantê-los sob controle.

Seu vasto poder fez dela um alvo para o ilusionista Mastermind (Mestre Mental), que estava tentando pôr ela a prova a fim de fazer-la juntar-se ao prestigiado Circulo Interno do Clube do Inferno. Com a ajuda de um dispositivo criado pela Rainha Branca, Emma Frost, Mastermind (usando o nome Jason Wyngarde) foi capaz de projetar suas ilusões diretamente na mente de Fênix. Essas ilusões a levou a acreditar que ela estava revivendo as memórias de sua ante passada, Lady Grey, que nas ilusões, era amante de Wyngarde. Fênix foi subvertida em juntar-se ao Clube do Inferno como a Rainha Negra, um papel decadente que lhe permitia apreciar os extremos da emoção humana e começou a quebrar as barreiras que tinha erguido.

Quando os X-Men vieram em seu socorro, eles foram capturados pelo Circulo Interno, Ciclope e Jason se enfrentaram em um duelo psíquico. Quando Jason matou imagem psíquica Ciclope, serviu para quebrar o domínio sobre a mente de Jean e quebrou as barreiras final sobre o seu poder. Tendo esse poder em sua totalidade, juntamente com o papel decadente que acabara de interpretar, Jean, totalmente oprimida, se renomeou como a "Fênix Negra". Os X-Men lutaram contra ela, mas foram facilmente derrotados por seu poder antes de ela partir para o espaço. Com a intenção de saciar sua fome, Fênix Negra criou um buraco de minhoca e transportou-se a uma galáxia distante. Sem pensar nas consequências, ela mergulhou no coração da estrela D'Bari e devorou a sua energia, fazendo com que a estrela virar uma supernova - condenando milhares de D'Barianos inocentes. Fênix Negra foi então atacada por um cusador Shiar tentando impedi-la de destruir outras estrelas. Fênix Negra derrotou facilmente seus inimigos, mas não antes que eles fossem capazes de alertar a Imperatriz Shi'ar ,Lilandra. Recolherem uma série de associados intergaláctico, incluindo o imperador Kree Skrull, o Conselho concluiu que a Fênix foi uma ameaça maior que o devorador de planetas Galactus e deve ser destruída, já ela tinha o poder de destruir todo o Universo.

Na Terra, os X-Men foram resgatados pelo membro dos vingadores (e ex-X-Man) Besta. Ele tinha projetado um dispositivo que iria neutralizar os poderes da Fênix tempo suficiente para derrotá-la. Fênix Negra voltou à Terra, a casa de sua família, e foi posteriormente atacada pelos X-Men. Durante uma batalha pisíquica com seu mentor, Charles Xavier, ele foi capaz de reconstruir as barreiras mentais, em sua mente o que reduziu os poderes da Fênix Negra para níveis mais razoáveis e permitiu que a personalidade de Jean reafirmar o controle, reduzindo os impulsos destrutivos da Fênix Negra.

Os Shi'ar, em seguida, abortaram os X-Men, dissendo-lhes o genocídio casual da Fênix Negra, e afirmaram que ela deve ser condenada à morte por causa disso. Xavier, que estava envolvido romanticamente com a imperatriz Shiar, Lilandra desafiou a Arin'n Haelar, um duelo de honra Shi'ar que não pode ser recusado. Depois de conferenciar com os seus aliados, que insistiu que o concurso será encenado para garantir uma vitória garantida por sua vez, Lilandra cedeu ao pedido de Xavier. No dia seguinte, os X-Men e a Guarda Imperial Shi'ar foram teletransportados para a área azul da lua, onde eles iriam fazer a batalha, com os vencedores decidindo o destino da Fênix. A Guarda Imperial, liderada por Gladiador, foi capaz de derrotar todos os X-Men, deixando Cyclope e Fênix só para tomar um confronto final contra eles. Quando um raio de energia atingiu Ciclope, Jean Grey em pânico destruiu as barreiras mentais tinha colocado dentro de sua mente e todos os poderes poderes da Fênix foiram mais uma vez desencadeados. Neste ponto, Lilandra abandonou a abordagem delicada e ordenou Plano Omega, que consistiria em destruir todo o sistema solar, na esperança de eliminar a Fênix Negra no processo. Com a situação fora de controle, Xavier ordenou os X-Men a derrotar Jean para deter Lilandra de sua medida de emergência. A equipe lutou até que ela recuperou seus sentidos. Correndo para um beco na lua, Jean, lutando para manter o controle, ativou uma arma Kree e desintegrou-se após um emocional adeus a Ciclope. Mais tarde, ele deduziu que Jean tinha planejado seu sacrifício a partir do momento em que havia pousado na lua. Esta história central termina com Uatu o Observador comentando que "Jean Grey poderia ter vivido para se tornar uma deusa, mas era mais importante que ela morresse como um ser humano."