Equino (arquitetura): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
Em [[arquiteura]], um '''equino''' é o elemento central do [[capitel]], entre o ábaco e o gorjal, criado na coluna creto-micênica, com forma discóide, e comumente identificado à coluna dórica. Possui um perfil saliente - que combina um quarto de círculo à secção de uma oval - no Período Arcaico, e forma quase troncônica do Período Clássico em diante.
Em [[arquitetura]], um '''equino''' é o elemento central do [[capitel]], entre o ábaco e o gorjal, criado na coluna creto-micênica, com forma discóide, e comumente identificado à coluna dórica. Possui um perfil saliente - que combina um quarto de círculo à secção de uma oval - no Período Arcaico, e forma quase troncônica do Período Clássico em diante.


[[Categoria:Arquitetura]]
[[Categoria:Arquitetura]]

Revisão das 20h59min de 11 de maio de 2006

Em arquitetura, um equino é o elemento central do capitel, entre o ábaco e o gorjal, criado na coluna creto-micênica, com forma discóide, e comumente identificado à coluna dórica. Possui um perfil saliente - que combina um quarto de círculo à secção de uma oval - no Período Arcaico, e forma quase troncônica do Período Clássico em diante.