Arma de energia dirigida: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 11: Linha 11:
* Armas fictícias freqüentemente usam algum tipo de radiação ou partícula energética que não existe no mundo real.
* Armas fictícias freqüentemente usam algum tipo de radiação ou partícula energética que não existe no mundo real.


[[Ficheiro:YAL-1A Airborne Laser unstowed.jpg|thumb|300px|left|[[Boeing YAL-1 Airborne Laser]] em teste nos Estados Unidos.]]
Algumas destas armas são conhecidas como '''raios da morte''' ou '''[[arma de raio|armas de raios]]''' e são geralmente representadas projetando energia contra uma pessoa ou objeto para matar ou destruir.

Algumas destas armas são conhecidas como '''raios da morte''' ou '''[[arma de raio|armas de raios]]''' e são geralmente representadas projetando energia contra uma pessoa ou objeto para matar ou destruir. A maioria dos exemplos de tais armas vêm da [[ficção científica]] (ou de [[brinquedo]]s e adereços usados em [[filme]]s).


===Desenvolvimento recente de armas de energia dirigida===

Diversos tipos de armas letais de energia dirigida estão sob [[pesquisa de armamento|pesquisa ativa]] e desenvolvimento.

Dentre as armas laser que já estão operacionais destacam-se o [[Laser Tático Móvel de Alta Potência]] conhecido pela sigla em inglês MTHEL e o ''Airborne Laser'' [[Boeing YAL-1 Airborne Laser]], instalado em um avião [[Boeing 747|Boeing 747-400F]] adaptado.

Desde os anos 1980, quando surgiu o projeto "[[Iniciativa Estratégica de Defesa|Guerra nas Estrelas]]", os Estados Unidos vêm desenvolvendo também satélites equipados com armas laser, que fariam parte de um possível "[[Escudo anti-mísseis]]", mas que ao menos oficialmente, ainda não foram lançados ao espaço.


Algumas armas letais de energia dirigida estão sob [[pesquisa de armamento|pesquisa ativa]] e desenvolvimento, mas a maioria dos exemplos de tais armas vêm da [[ficção científica]] (ou de [[brinquedo]]s e adereços usados em [[filme]]s).


== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==
Linha 26: Linha 36:
[[Categoria:Armas da ficção científica]]
[[Categoria:Armas da ficção científica]]
[[Categoria:Física na ficção]]
[[Categoria:Física na ficção]]
[[Categoria:Tópicos Militares]]


[[cs:Zbraň se směrovanou energií]]
[[cs:Zbraň se směrovanou energií]]

Revisão das 04h08min de 5 de junho de 2010

Versão operacional do Active Denial System, transportado por um caminhão pesado. Trata-se de uma arma de energia dirigida para uso antipessoal.

Uma arma de energia dirigida é um tipo de arma de energia que canaliza a energia numa direção particular por outros meios que não um projétil. Algumas destas armas são reais ou viáveis; outras são pura ficção científica.

Tipos de armas de energia

A energia é apresentada sob várias formas:

Boeing YAL-1 Airborne Laser em teste nos Estados Unidos.

Algumas destas armas são conhecidas como raios da morte ou armas de raios e são geralmente representadas projetando energia contra uma pessoa ou objeto para matar ou destruir. A maioria dos exemplos de tais armas vêm da ficção científica (ou de brinquedos e adereços usados em filmes).


Desenvolvimento recente de armas de energia dirigida

Diversos tipos de armas letais de energia dirigida estão sob pesquisa ativa e desenvolvimento.

Dentre as armas laser que já estão operacionais destacam-se o Laser Tático Móvel de Alta Potência conhecido pela sigla em inglês MTHEL e o Airborne Laser Boeing YAL-1 Airborne Laser, instalado em um avião Boeing 747-400F adaptado.

Desde os anos 1980, quando surgiu o projeto "Guerra nas Estrelas", os Estados Unidos vêm desenvolvendo também satélites equipados com armas laser, que fariam parte de um possível "Escudo anti-mísseis", mas que ao menos oficialmente, ainda não foram lançados ao espaço.


Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre armas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.