Targovishte: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: eo:Targoviŝte
m Bot: Modificando: ro:Târgoviște, Bulgaria
Linha 71: Linha 71:
[[os:Тырговиште (Болгари)]]
[[os:Тырговиште (Болгари)]]
[[pl:Tyrgowiszte]]
[[pl:Tyrgowiszte]]
[[ro:Târgovişte, Bulgaria]]
[[ro:Târgoviște, Bulgaria]]
[[ru:Тырговиште (город, Болгария)]]
[[ru:Тырговиште (город, Болгария)]]
[[simple:Targovishte]]
[[simple:Targovishte]]

Revisão das 12h19min de 10 de junho de 2010

 Nota: Se procura a cidade romena, veja Târgovişte.
Turgovishte ou Tărgovište
Търговище
País Bulgária
Distrito Turgovishte
População 40.775 habitantes
Censo 2001
População est. 2003 39.833 habitantes

Turgovishte ou Tărgovište (búlgaro: Търговище) é uma cidade da Bulgária localizada no distrito de Turgovishte. Está situada na base sul da montanha Preslav, em ambas as margens do rio Vrana. Está 339 quilômetros a nordeste da capital, Sófia, 41 km a oeste da cidade de Shumen, 25 km a noroeste de Veliki Preslav, 24 km a nordeste de Omurtag, 100 km a nordeste de Veliko Tarnovo, 36 km ao sul de Razgrad, e 35 km a sudeste de Popovo. Era um antigo assentamento comercial.

Significado do nome

A palavra Turgovishte significa "mercado", em búlgaro. A cidade é chamada de Eski Cuma em turco ("velha sexta-feira"), significando "velho bazar". É uma referência ao papel comercial da cidade e sua posição de encruzilhada.

História

Mencionada pela primeira vez em 1573 nos registros de tributos do Império Otomano, já foi um centro administrativo em 1658. Nos séculos XVIII e XIX tornou-se um famoso mercado para animais e produtos craft products chamado Eski Cuma. Uma escola monástica foi aberta no século XVIII e uma secular foi estabelecida em 1846, contando com Petko Slaveykov como professor; uma chitalishte também foi construída. O desenvolvimento industrial começou após a Segunda Guerra Mundial. Fábricas que produziam baterias de carro e máquinas para a indústria alimentícia foram abertas. Mais tarde, desenvolveram-se indústrias têxtis e de móveis foram instaladas. Uma das maiores fábricas produtoras de vinho da Bulgária localiza-se aqui.

No ano 2000, ruínas de uma antiga cidade romana chamada Missionis foram desenterradas perto de Targovishte.

Composição étnica

Targovishte é uma cidade multi-étnica. Predominam os bulgáros (55%) da population, seguidos por quantidade significativa de turcos (35%) e minorias ciganas (6%). Há duas igrejas ortodoxas búlgaras: Dormição de Theotokos (1847) e São João de Rila, e uma mesquita.

Cultura e esportes

A cidade é também um centro cultural, contando com um teatro e um teatro de fantoches. O time de futebol local é o PFC Svetkavitsa ("relâmpago"), que joga na Liga Profissional Búlaga de Futebol B. Targovishte também é conhecida por sua tradição esportiva no tiro.

Edifício em Targovishte.

Cidades-irmãs

Honrarias

A Geleira Turgovishte na Ilha Greenwich no arquipélago das Ilhas Shetland do Sul, Antártida recebeu esse nome por causa da cidade.

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Targovishte
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bulgária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.