Citocinese: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
SieBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ur:خلوی حرائک
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ht:Sitokin
Linha 29: Linha 29:
[[fa:سیتوکینز]]
[[fa:سیتوکینز]]
[[he:ציטוקינזה]]
[[he:ציטוקינזה]]
[[ht:Sitokin]]
[[it:Citocinesi]]
[[it:Citocinesi]]
[[ja:細胞質分裂]]
[[ja:細胞質分裂]]

Revisão das 03h54min de 25 de junho de 2010

Predefinição:Portal-Biologia Celular Terminada a divisão do núcleo, ou seja, a cariocinese, inicia-se a citocinese (cito- significa célula e cinese movimento, logo "movimento da célula"), que é a divisão do citoplasma e da célula toda. A rigor, a citocinese normalmente se inicia já no final da telófase, momento em que se pode perceber o início de um estrangulamento na região central da célula que está terminando sua divisão. Com a continuidade desse estrangulamento, a célula acaba por se separar completamente, o que caracteriza o fim da citocinese.

==Citocinese animal (e de alguns protistas)

Na célula animal a citocinese consiste no estrangulamento do citoplasma Nas células animais (sem parede celular) forma-se na zona equatorial um anel contráctil de filamentos proteicos - actina e miosina (proteínas existentes nas células musculares) -, que se contraem, puxando a membrana para dentro. Assim, é causado um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até se separem as duas células-filhas.

==

Citocinese vegetal

Nas células vegetais, como a existência de parede celular não permite a divisão citoplasmática por estrangulamento, um conjunto de vesículas derivadas do Complexo de Golgi vão alinhar e fundir-se na região equatorial, formando a membrana plasmática, o que leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente, verifica-se a deposição de celulose - ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula, que cresce da parte central para a periferia. Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros — plasmodesmos -, que permitem a comunicação (trocas) entre células.

Bibliografia

  • SILVA, Amparo Dias da, e outros; Terra, Universo de Vida 11 - 1ª parte, Biologia; Porto Editora; Porto; 2008.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.