Diodoro Sículo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Albmont (discussão | contribs)
m texto em inglês
m Bot: Adicionando: fa:دیودور سیسیلی
Linha 38: Linha 38:
[[eo:Diodoro Sicila]]
[[eo:Diodoro Sicila]]
[[es:Diodoro Sículo]]
[[es:Diodoro Sículo]]
[[fa:دیودور سیسیلی]]
[[fi:Diodoros Sisilialainen]]
[[fi:Diodoros Sisilialainen]]
[[fr:Diodore de Sicile]]
[[fr:Diodore de Sicile]]

Revisão das 04h43min de 28 de junho de 2010

Diodoro Sículo ou Diodoro da Sicília (gr. Διόδωρος ὁ Σικελός), c. 90 a.C. - 30 a.C., foi um historiador grego, que viveu no séc. I a.C.

Biografia

Diodoro nasceu em Agírio, Sicília (daí o apelido "Sículo"). São Jerônimo diz que ele floresceu no 4º ano da 180ª Olimpíada (i.e. 49 a.C.). [1]. Mas as informações que temos sobre sua vida são todas indiretas, deduzidas de sua própria obra.

Sabe-se, com razoável certeza, que esteve no Egito, entre 60 a.C. e 57 a.C., aproximadamente, onde iniciou as pesquisas necessárias para suas atividades de historiador [2], trabalho que se prolongou durante os 30 anos seguintes ([3] ). Parece que em 56 a.C. viajou para Roma e lá ficou durante muito tempo, certamente consultando os arquivos e registros disponíveis;

Diodoro produziu uma única obra, a Biblioteca Histórica (também chamado de "História Universal"), que reunia 40 livros escritos em grego comum (κοινὴ διάλεκτος), sendo que somente os livros 1-5 e 11-20 sobreviveram, praticamente na íntegra; dos outros, restam apenas alguns fragmentos. Mesmo assim, é o mais extenso relato sobre a história da Grécia e de Roma que chegou até nós, desde as origens míticas até as últimas décadas da República romana.

Nos capítulos 19 e 20 do 5º livro, ele menciona a viagem de uma frota de fenícios que teria saído da costa da África, perto de Dakar, e navegado pelo Oceano Atlântico, no rumo do Sudoeste. [4]

A obra de Diodoro é uma compilação frequentemente contraditória, confusa e repetitiva de fontes mais antigas. A cronologia é, via de regra, confiável, mas a narrativa contém afirmativas ingênuas e, às vezes, erros grosseiros, além da ausência de qualquer análise dos fatos . Por isso, Diodoro é geralmente apontado como um compilador competente, mas um mau historiador.

Predefinição:Portal-história

Referências

  1. São Jerônimo - Chronicon (ou Temporum liber). Na verdade, uma tradução, para o Latim, das Tábuas Cronológicas, que compõem a segunda parte das Crônicas de Eusébio, acrescidas de um suplemento produzido por Jerônimo.
  2. Biblioteca Histórica 1.44.1
  3. Biblioteca Histórica 1.3.6
  4. Em função desse registro, especula-se a possibilidade desses fenícios terem chegado ao continente americano.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.