Forte de Nossa Senhora da Rocha: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
+ redação
 
Linha 30: Linha 30:
No início do [[século XIX]], essa estrutura já se encontrava grandemente danificada ([[1821]]), com significativos troços de seu perímetro original destruídos pela [[erosão]] marítima que, solapando a base da [[falésia]], conduzem à sua progressiva derrocada.
No início do [[século XIX]], essa estrutura já se encontrava grandemente danificada ([[1821]]), com significativos troços de seu perímetro original destruídos pela [[erosão]] marítima que, solapando a base da [[falésia]], conduzem à sua progressiva derrocada.


O '''Forte''' e a [[Capela de Nossa Senhora da Rocha]] em Porches encontram-se classificados como [[Imóvel de Interesse Público]] por Decreto publicado em [[25 de Outubro]] de [[1963]], época em que sofreram intervenção parcial de consolidação e restauro, trabalhos a cargo da DGEMN.
O '''Forte''' e a [[Capela de Nossa Senhora da Rocha]] em Porches encontram-se classificados como [[Imóvel de Interesse Público]] por Decreto publicado em [[25 de Outubro]] de [[1963]], época em que sofreram intervenção parcial de consolidação e restauro, trabalhos a cargo da [[Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais]] (DGEMN).


A antiga povoação foi elevada a [[vila]] em [[12 de Julho]] de [[2001]].
A antiga povoação foi elevada a [[vila]] em [[12 de Julho]] de [[2001]].

Revisão das 19h54min de 16 de maio de 2006

<div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;">
Construção ()
Estilo
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
N/D
Aberto ao público

O Castelo de Porches, no Algarve, localiza-se na vila e freguesia de mesmo nome, Concelho de Lagoa, Distrito de Faro, em Portugal.

História

Antecedentes

A toponímia Porches remonta a um povoado romano, nas imediações da atual vila. Com localização privilegiada, num promontório em posição dominante sobre a costa, entre as antigas Ossonoba (hoje Faro) e Lacobriga (hoje Lagos), protegia a praia e um pequeno porto, único acesso a esse trecho do litoral. Embora carecendo de pesquisas arqueológicas, os estudiosos acreditam que, à época da ocupação muçulmana da península Ibérica, o local também terá tido utilização militar.

O castelo medieval

Não foram localizadas informações elucidativas sobre este castelo, a não ser que o mesmo foi doado por D. Afonso III (1248-1279) a seu chanceler, D. Estevão, por documento passado na povoação de Santa Maria de Faro, com data de Fevereiro de 1250.

Do forte aos nossos dias

Em finais do século XVI, época em que Tomé Gonçalves é mencionado como seu governador, é referida a existência de um forte no local.

No início do século XIX, essa estrutura já se encontrava grandemente danificada (1821), com significativos troços de seu perímetro original destruídos pela erosão marítima que, solapando a base da falésia, conduzem à sua progressiva derrocada.

O Forte e a Capela de Nossa Senhora da Rocha em Porches encontram-se classificados como Imóvel de Interesse Público por Decreto publicado em 25 de Outubro de 1963, época em que sofreram intervenção parcial de consolidação e restauro, trabalhos a cargo da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN).

A antiga povoação foi elevada a vila em 12 de Julho de 2001.

Ligações externas




Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.