Capacidade postulatória: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
A '''capacidade postulatória''' é a capacidade de fazer valer e defender, as próprias pretensões ou as de outrem, em juízo.
A '''capacidade postulatória''' é a [[capacidade]] de fazer valer e defender as próprias pretensões ou as de outrem em juízo.
(CF/88, art. 133)
(CF/88, art. 133)


Em regra, tem capacidade postulatória o [[advogado]], cf. artigo 133 do [[Código de Processo Civil]]; são exceções, dentre outras, o [[habeas corpus]], impetrável por qualquer cidadão, cf. artigo 654 do [[Código de Processo Penal]], e as causas cíveis com valor menor do que vinte salários mínimos, que podem ser propostar pelos próprios interessados, cf. artigo 9º da Lei dos [[Juizado Especial Cível|Juizados Especiais]] (Lei Federal n.° 9.099, de [[26 de setembro]] de [[1995]]).
A capacidade postulatória é a capacidade de está em juizo, a regra geral é que essa capacidade é do advogado ( entende-se como advogado o bacharel em direito regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil), porém essas regra tem suas excessões. Por exemplo: Para a impretar um habeas corpus, não é necessário ser advogado, ou seja, qualquer cidadão possui capacidade postulatória para impretar esse tipo de remédio constitucional.
Vale ressaltar que a capacidade postulátoria é um pressuposto de validade processual, ou seja, a sua falta gera a nulidade do processo.


Vale ressaltar que a capacidade postulatória é um pressuposto de validade processual, ou seja, sua falta gera a nulidade do processo.
Fonte: Aulas de Teoria Geral do Processo no Centro Universitário São Camilo/Es


{{mínimo-direito}}
{{mínimo-direito}}

Revisão das 15h48min de 6 de julho de 2010

A capacidade postulatória é a capacidade de fazer valer e defender as próprias pretensões ou as de outrem em juízo. (CF/88, art. 133)

Em regra, tem capacidade postulatória o advogado, cf. artigo 133 do Código de Processo Civil; são exceções, dentre outras, o habeas corpus, impetrável por qualquer cidadão, cf. artigo 654 do Código de Processo Penal, e as causas cíveis com valor menor do que vinte salários mínimos, que podem ser propostar pelos próprios interessados, cf. artigo 9º da Lei dos Juizados Especiais (Lei Federal n.° 9.099, de 26 de setembro de 1995).

Vale ressaltar que a capacidade postulatória é um pressuposto de validade processual, ou seja, sua falta gera a nulidade do processo.

Ícone de esboço Este artigo sobre direito é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.