Giovanni Battista Castagneto: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Estêvão Silva, 1880, Retrato do Pintor Castagneto.jpg|thumb|Giovanni Castagneto, por [[Estêvão Silva]].]]
[[Ficheiro:Estêvão Silva, 1880, Retrato do Pintor Castagneto.jpg|thumb|Giovanni Castagneto, por [[Estêvão Silva]].]]
'''Giovanni Battista Felice Castagneto''', também conhecido como '''João Batista Castagneto''', ([[Gênova]], [[1851]] — [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], [[1900]]) foi um [[pintura|pintor]], [[desenho|desenhista]] e [[professor]] [[ítalo-brasileiro]].
'''Giovanni Battista Felice Castagneto''', também conhecido como '''João Batista Castagneto''', ([[Gênova]], [[27 de novembro]] de [[1851]] — [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], [[29 de dezembro]] de [[1900]]) foi um [[pintura|pintor]], [[desenho|desenhista]] e [[professor]] [[ítalo-brasileiro]].


== Vida ==
== Vida ==

Revisão das 07h11min de 10 de julho de 2010

Giovanni Castagneto, por Estêvão Silva.

Giovanni Battista Felice Castagneto, também conhecido como João Batista Castagneto, (Gênova, 27 de novembro de 1851Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 1900) foi um pintor, desenhista e professor ítalo-brasileiro.

Vida

Na Itália, Castagneto era marinheiro. Nada se sabe sobre haver ele ou não frequentado academias ou ateliês onde teria iniciado estudos artísticos. Porém, é certo que possuía forte vocação para as artes, pois só esse fato explica que, ao chegar ao Rio de Janeiro em 1874, acompanhado de seu pai Lorenzo, também marinheiro, tenha procurado ingressar na Academia Imperial de Belas Artes.

Idade correta

O arguto pesquisador e biógrafo do pintor, Carlos Roberto Maciel Levy, descobriu que Castagneto, ao pretender ingressar na Academia, em 1877, já tinha 23 anos. Mas como o limite de ingresso era 17 anos, o pai Lorenzo Di Gregorio Castagneto, ao requerer a admissão do filho, falseou informações ao declarar que residia na Brasil desde 1862 e que Giovanni Battista completara 16 anos de idade. Nasceu assim a versão, até há bem pouco aceita, de que Castagneto nascera em 1862. Portanto, ao falecer em 1900, já contava com quase cinquenta anos e não apenas trinta e oito como anteriormente se acreditava. Quando se radicou no Brasil era homem feito. Ultrapassara há muito a fase da adolescência.

Na Academia

Tinha um grau de instrução muito precário, beirando o analfabetismo, como provam os exames que realizou na Academia. Apesar disso, foi aceito como ouvinte e pode frequentar o curso de 1878 até 1884 tendo como mestres, entre outros, Zeferino da Costa e Vitor Meireles.

Foi também orientando de Georg Grimm entre 1882 e 1884, tendo acompanhado o paisagista alemão, quando este deixou a Academia e foi instalar seu ateliê, ao ar livre, na Praia da Boa Viagem, em Niterói. Nesse entretempo, em 1883, foi assistente de João Zeferino da Costa na pintura dos painéis decorativos da Igreja da Candelária no Rio de Janeiro.

No "Grupo Grimm"

Castagneto foi um dos participantes do "Grupo Grimm" juntamente com Antônio Parreiras, Domingo Garcia y Vásquez, Hipólito Boaventura Carón, Joaquim José de França Júnior e Francisco Joaquim Gomes Ribeiro. Um outro alemão, Thomas Driendl, fazia o papel de assistente e substituto do mestre.

Viagem a Toulon

Entre 1890 e 1893, viajou para a França, visitando Paris, mas como a cidade não o atraia, escolheu a região marítima de Toulon para desenvolver sua pintura.

Foi um importante pintor do estilo marinhista (representação de cenas ligadas ao mar), assim como o também ítalo-brasileiro José Pancetti, e seu estilo evidencia influências desde o Romantismo, passando pelo Realismo, até incorporar traços impressionistas.

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Giovanni Battista Castagneto

  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. 2ª edição revista e ampliada por André Seffrin. Curitiba: ed. da UFPR, 1997.
  • LEVY, Carlos Roberto Maciel. O Grupo Grimm: paisagismo brasileiro no século XIX. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1980.
  • ___________________ Giovanni Battista Castagneto (1851-1900): o pintor do mar. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982.