Adventismo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Leonardo Alves (discussão | contribs)
Leonardo Alves (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-notas}}
[[Ficheiro:William Miller.jpg|thumb|[[William Miller]] foi o pai do adventismo.]]
[[Ficheiro:William Miller.jpg|thumb|[[William Miller]] foi o pai do adventismo.]]
'''Adventismo''' é um movimento cristão, originado nos [[Estados Unidos]], que enfatiza a crença na iminência da [[segunda vinda de Jesus]] à Terra. Este movimento surgiu após a interpretação bíblica de [[William Miller]] de que as profecias da Bíblia ("As 2.300 Tardes e Manhãs" "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá..." Apocalipse 1:7) se cumpririam na [[década de 1840]], o que fez surgir o [[Millerismo|Movimento Millerita]].
'''Adventismo''' é um movimento cristão, originado nos [[Estados Unidos]], que enfatiza a crença na iminência da [[segunda vinda de Jesus]] à Terra. Este movimento surgiu após a interpretação bíblica de [[William Miller]] de que as profecias da Bíblia ("As 2.300 Tardes e Manhãs" "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá..." Apocalipse 1:7) se cumpririam na [[década de 1840]], o que fez surgir o [[Millerismo|Movimento Millerita]].

Revisão das 03h39min de 26 de julho de 2010

William Miller foi o pai do adventismo.

Adventismo é um movimento cristão, originado nos Estados Unidos, que enfatiza a crença na iminência da segunda vinda de Jesus à Terra. Este movimento surgiu após a interpretação bíblica de William Miller de que as profecias da Bíblia ("As 2.300 Tardes e Manhãs" "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá..." Apocalipse 1:7) se cumpririam na década de 1840, o que fez surgir o Movimento Millerita.

Origens

A fundação do adventismo está associada a um período de efervescência religiosa nos Estados Unidos no final do século XVIII e primeira metade do século XIX, no nordeste dos Estados Unidos. Deste modo, o surgimento das Sociedades Bíblicas, o não conformismo com o sistema religioso estabelecido, reuniões de reavivamento (revivals), o estilo evangelístico e proselitista de religião permitiram o surgimento do movimento baseado na interpretação das profecias do Livro de Daniel 7 e 8 por Guilherme Miller e outros líderes religiosos estabelecendo o fim do mundo e o retorno de Jesus Cristo para 1843 e depois para 1844.

Pessoas de várias denominações religiosas aderiram a este movimento religioso, embora o mesmo não tivesse uma organização eclesiástica formal, e tivesse pessoas das mais diferentes vertentes protestantes. Após o que ficou conhecido como O Grande Desapontamento, o grupo se dispersou em outros menores. Alguns destes grupos permaneceram marcando datas posteriores para o retorno de Cristo. Outros não demonstraram interesse algum por religião instituída. Alguns voltaram para suas denominações de origem e se desculparam com os líderes, que em muitos casos, os haviam expulsado um pouco antes. [1] [2][3]

Depois de uma reavaliação dos estudos de Miller, alguns desses grupos menores persistiram nas profecias mas com uma nova interpretação ao retorno de Cristo, surgindo grupos como a Igreja Adventista do Sétimo Dia, as Igrejas de Deus Adventistas, a Igreja Cristã do Advento e o movimento dos Estudantes da Bíblia[4]. Em comum retiveram o senso da iminência da volta de Jesus Cristo.

Doutrina

A doutrina adventista é baseada no iminente retorno glorioso de Jesus Cristo. A sua missão é a pregação dessa mensagem a todo o mundo.

Há diversos grupos adventistas e com consequentes variações em certos pontos doutrinários peculiares, alguns creem no sono da alma entre a morte e a ressureição, outros incluem a guarda do sábado, regulação dietária, juízo investigativo, aniquilação da alma dos pecadores e outras doutrinas baseadas na hermenêutica adventista da Bíblia.

Classificação de Grupos

Depois Conferência de Albany em 1845, onde 61 delegados compareceram, foi organizada a Associação Milenial Americana (American Millennial Association). Todavia não foi possível uma concordância doutrinária e nos subsequentes anos foram formando denominações dissidentes da Associação Milenial Americana.

Adventistas Dominicais

  • Igreja Evangélica Adventista (Evangelical Adventist Church) - organizada em 1845, é a instituição herdeira da Associação Milenial Americana. Acredita na consciência da alma após a morte e que os justos ressucitarão primeiro, depois haverá um julgamento dos ímpios e a condenação desses no fogo eterno. Virtualmente extiguiu-se nos Estados Unidos depois de 1916.
  • Igreja Cristã do Advento (Advent Christian Church) - acredita na imortalidade condicional da alma e na aniquilação dos ímpios.
  • União do Advento e Vida (Life and Advent Union) - fundada por George Storrs em 1863, uniu-se com a Igreja Cristã do Advento em 1964.

Adventistas Sabatinos

Estudantes da Bíblia

Notas e referências

  1. Maxwell, Mervyn - História do Adventismo, CPB
  2. Maxwell, Mervyn - Magnificent Disappointment : What Really Happened in 1844...and Its Meaning for Today, Adventist Book Center New Jersey
  3. Douglass, Herbert E. - A Mensageira do Senhor, CPB
  4. MELTON, J. Gordon. Encyclopedia of American Religions.Thomson Gale: 7th edition, 2002
  • Dick, Everett N. William Miller and the Advent Crisis, Berrien Springs: Andrews University Press, 1994.
  • Doan, Ruth Alden. The Miller Heresy, Millennialism, and American Culture, Philadelphia, PA: Temple University Press, 1987.
  • Frank S. Mead, Samuel S. Hill and Craig D. Atwood. "Adventist and Sabbatarian (Hebraic) Churches" section (p. 256–276) in Handbook of Denominations in the United States, 12th edn. Nashville: Abingdon Press
  • Melton, J.G. The Enciclopaedia of American Religions. California, 1996.