Diferenças entre edições de "Pirra"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
319 bytes adicionados ,  19h14min de 4 de agosto de 2010
Reescrevendo bobagem inserida por IP com base na fonte
m (Bot: Adicionando: sr:Пира)
(Reescrevendo bobagem inserida por IP com base na fonte)
{{semmais-fontesnotas}}
[[Imagem:Louvre pyrrha ent1999.23.jpg|200px|right]]
 
'''Pirra''' consultou o oráculo que disse-lhe que ela tinha que atirar ossos de sua mãe ao mar , mas como Pirra não tinha mãe jogou pedras originando as mulheres.'''Pirra''', na [[mitologia grega]], foi uma filha de [[Epimeteu]] e [[Pandora]], e esposa de [[Deucalião]]. Ambos escaparam de um [[dilúvio]] após construírem um barco, aconselhados por [[Zeus]].
 
Após o dilúvio, vendo a terra desolada e desabitada, Deucalião e Pirra consultaram a deusa [[Têmis]], que mandou que eles jogassem os ossos da sua mãe. Pirra não queria cometer este sacrilégio, mas Deucalião interpretou ''ossos da mãe'' como sendo as pedras da Terra; assim eles fizeram, e das pedras de Deucalião nasceram homens, e das pedras de Pirra nasceram mulheres<ref name="ovidio.metamorfoses.348">[[Ovídio]], ''[[Metamorfoses]]'', 348 - 415</ref>.
 
Deucalião e '''Pirra''' tiveram vários filhos, dentre os quais [[Heleno (filho de Deucalião)|Heleno]], ancestral de todos os gregos, [[Protogenea]] e, possivelmente, [[Anfictião]], rei de [[Atenas]].
 
{{referências}}
{{esboço-mitologia-grega}}
 
59 775

edições

Menu de navegação