Catedral de Alexandre Nevsky (Bulgária): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Thijs!bot (discussão | contribs)
Idioma-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: lt:Aleksandro Nevskio katedra
Linha 48: Linha 48:
[[it:Cattedrale di Aleksandăr Nevski]]
[[it:Cattedrale di Aleksandăr Nevski]]
[[ja:アレクサンドル・ネフスキー大聖堂 (ソフィア)]]
[[ja:アレクサンドル・ネフスキー大聖堂 (ソフィア)]]
[[lt:Aleksandro Nevskio katedra]]
[[nl:Alexander Nevski-kathedraal]]
[[nl:Alexander Nevski-kathedraal]]
[[pl:Cerkiew św. Aleksandra Newskiego w Sofii]]
[[pl:Cerkiew św. Aleksandra Newskiego w Sofii]]

Revisão das 14h25min de 19 de agosto de 2010

Ficheiro:AlexanderNevskiCathedral.jpg
Fachada da catedral.
A catedral no inverno.

A catedral de Alexandre Nevsky (em búlgaro: Храм-паметник Свети Александър Невски, literalmente Hram-pametnik Sveti Aleksandăr Nevski) é uma catedral ortodoxa no centro de Sófia, capital da Bulgária. Construída em estilo neo-bizantino, a catedral é uma das maiores de Sófia, e uma das principais atrações turísticas da capital búlgara.

Dedicada a Santo Alexandre Nevsky, tem altura de 45 m; com o campanário, que tem 12 sinos, mede 50,52 m. Ocupa uma área de 3170 m² e pode conter mais de 5000 pessoas no interior. O interior é em estilo italiano, decorado com alabastro e muitos materiais preciosos.

Foi erigida em homenagem aos soldados russos caídos em combate durante a Guerra Russo-Turca de 1877-1878, que libertaram a Bulgária do jugo otomano.

A construção do templo foi iniciada em 1882 (embora os projetos tenham sido terminados em 1880), mas os trabalhos interromperam-se várias vezes. Recomeçada a construção em 1904, terminou em 1912. A catedral foi projetada pelo arquiteto búlgaro Alexander Pomerancev (Александър Померанцер), com a ajuda de Alexander Smirnov (Александър Cмирнов) e Alexander Jakovlev (Александър Яковлев), que iniciaram o projeto-base de 1884-1885 de Ivan Bogomolov (Иван Богомолов). O desenho foi terminado em 1898 e as decorações foram encomendadas a escultores, pintores e artistas de toda a Europa.

A dedicação original da catedral era em honra dos santos Cirilo e Metódio; o nome de Alexandre Nevsky foi-lhe dado em 1924.

Uma parte da catedral está reservada a um museu de ícones provenientes de toda a Bulgária, e faz parte da Galeria Nacional da Bulgária. Esta última é a mais importante coleção de ícones búlgaros de toda a Europa.

Galeria

Ligações externas

Referências