Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Fédon de Argos"

683 bytes adicionados ,  13h23min de 27 de agosto de 2010
Algumas informações confusas. Será que são dois Pheidon de Argos?
m (Bot: Modificando: de:Pheidon (Argos))
(Algumas informações confusas. Será que são dois Pheidon de Argos?)
Em [[669 a.C.]] Fédon venceu [[Esparta]] na Batalha de Hísias, na região oriental do [[Peloponeso]]. Esta batalha teria sido ganha graças à adopção por parte de Argos da [[hoplita|hoplitia]].
 
Fédon foi também responsável pela tomada do santuário de [[Zeus]] em [[Olímpia]], local de realização dos [[Jogos Olímpicos antigos]], que era administrado pelas gentes da [[Élide]]. Segundo Pausânias, isto ocorreu a pedido dos habitandes de [[Pisa (Grécia)|Pisa]], no ano da oitava olimpíada<ref name="pausanias.6.22.2">[[Pausânias (geógrafo)]], ''[[Descrição da Grécia]]'', 6.22.2</ref> ([[748 a.C.]]). Introduziu também um sistema de pesos e medidas que se divulgaria pelo Peloponeso.
 
Segundo [[Heródoto]], Fédon teria se envolvido nos assuntos internos de Corinto e Égina, chegando mesmo a ocupar esta última cidade. Fédon teria falecido durante uma intervenção em Corinto quando esta cidade vivia uma guerra civil.
 
Fédon também é mencionado por [[Plutarco]]: ele pediu mil homens de [[Corinto]], com planos de assassiná-los e enfraquecer Corinto, mas o plano foi descoberto<ref name="plutarco.moralia.lovestories.2">[[Plutarco]], ''Moralia'', ''Histórias de amor'', II</ref>. Esta história ocorreu duas gerações antes da fundação de [[Siracusa]] pelos coríntios<ref name="plutarco.moralia.lovestories.2" />, em cerca de [[734 a.C.]].
 
{{referências}}
 
== Bibliografia ==
59 779

edições