Saltar para o conteúdo

Cedral (Maranhão): diferenças entre revisões

173 bytes adicionados ,  18h03min de 1 de setembro de 2010
m
m (Bot: Adicionando: nl:Cedral (Maranhão))
* ''São Bento'' - Antiga fazenda fundada pelo capitão Custódio Martins de Sousa. Também possui população relevante. Ligado à MA-106 através de uma vicinal em piçarra, dispõe de um agradável balneário de água doce pela desembocadura do Rio Pasturador numa reentrância de manguezais.
* ''Itajuba'' - Antiga aldeia indígena, hoje povoado por afro-descendentes remanescentes de escravos das fazendas Formigueiro e São Benedito
* ''Canavial'' - Também um dos mais antigos povoados de Cedral, fundado por volta de 1850, pelo alferes Manuel Martins de Souza, possuiu engenho de açúcar e aguardente. A maioria da população é afro-descendente.(MORAES REGO, João Cândido Moraes, ''Almanak da Província do Maranhão'', 1861, pp. 94-96)
* ''Parati ou Paraty'' - Surgido a partir de aldeia indígena; éNo início do século XX, foi erigida uma capela à São Sebastião, cujo renomado festejo foi um dos maiores da região. É bastante povoado e desenvolvido, sendo ligado a sede através de uma vicinal em piçarra. Dispõe de um rio de água doce e porto em reentrância marítima.
* ''Monte Cristo'' - Surgido a partir de fazendas das famílias Leite e Pereira e de aldeias indígenas mais próximas: Tororoma e Caratatiua
* ''Suaçu'' - É um povoado fronteiro ao município de Guimarães. Surgido partir da aldeia Guarimandíua, próxima ao Rio Suaçu. No passado possui engenho de açúcar.
* Vista Alegre
{{dividir em colunas fim}}
 
== Geografia ==
A sede localiza-se a uma [[latitude]] 02º00'01" sul e a uma [[longitude]] 44º32'10" oeste, estando a uma altitude de 30m. Sua população estimada em 2004 era de 10.636 habitantes, contudo em 2007, a partir do índice de natalidade observado e da fixação de migrantes de outros municípios atraídos pela atividade pesqueira e [[comércio]], estima-se que a população esteja em torno de 12.000 habitantes.
333

edições