Lâmina basal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ThiagoRuiz (discussão | contribs)
m Revertendo para a edição 18764225 de Gean; VDA do capítulo 4 do livro atlas e texto "Histologia Básica", de Junqueira e Carneiro.. (Twinkle)
Linha 2: Linha 2:
[[Ficheiro:Basal lamina.jpg|right|thumb|300px]]
[[Ficheiro:Basal lamina.jpg|right|thumb|300px]]


A '''lâmina basal''' é uma treliça de [[macromolécula]]s, funcionalmente importante para a [[célula]]. Essa estrutura delimita o [[tecido epitelial]] do [[tecido conjuntivo]] subjacente. Trata-se de uma matriz rica em [[proteína]]s e [[polissacarídeo]]s. Apresenta 5 componentes principais: [[colágeno]] tipo IV, [[laminina]], [[fibronectina]], [[entactina]] e [[heparansulfato]].
Entre as células epiteliais e o tecido conjuntivo subjacente há uma estrutura chamada lâmina basal. Esta estrutura só é visível com o micróscopio eletrônico. Os componentes principais das lâminas basais são colágeno tipo IV, as gliciproteínas laminina e entactina e proteoglicanos. A lâmina basal se prende ao tecido conjuntivo por meio de fibrilas de ancoragem constituídas por colágeno tipo VII.

Lâminas basais existem não só em tecidos epiteliais, mas também onde outros tipos de células entram em contato com tecido conjuntivo. Ao redor de células musculares, células adiposas e células de Schwann a lâmina basal forma uma barreira que limita ou controla a troca de macromoléculas entre essas células e o tecido conjuntivo. Lâminas basais existem também entre camadas epitelias adjacentes ou muito próximas, como nos alvéolos pulmonares e nos glomérulos renais. Nesses casos, a lâmina basal é mais espessa, pois resulta da fusão das lâminas basais de cada uma das camadas de células epiteliais.
Os componentes das lâminas basais são secretados pelas células epiteliais, musculares, adiposas e de Schwann. Em alguns casos, fibras reticulares estão intimamente associadas à lâmina basal, constituindo a lâmina reticular.
'''Funções:'''
'''Funções:'''
Papel estrutural e na filtração de moléculas.
Papel estrutural e na filtração de moléculas.

Revisão das 01h11min de 11 de setembro de 2010

A lâmina basal é uma treliça de macromoléculas, funcionalmente importante para a célula. Essa estrutura delimita o tecido epitelial do tecido conjuntivo subjacente. Trata-se de uma matriz rica em proteínas e polissacarídeos. Apresenta 5 componentes principais: colágeno tipo IV, laminina, fibronectina, entactina e heparansulfato.

Funções: Papel estrutural e na filtração de moléculas. Influencia a polaridade das células. Regula a proliferação e a diferenciação celular. Influencia o metabolismo celular. Serve como caminho e suporte para a migração celular.