Saltar para o conteúdo

Dia Internacional das Mulheres: diferenças entre revisões

558 bytes adicionados ,  07h57min de 12 de setembro de 2010
Desfazendo vandalismo antigo. A página foi consistentemente vandalizada e apenas os vandalismos mais recentes foram revertidos.
(Desfeita a edição 21195569 de 187.56.226.139 (discussão | contribs))
(Desfazendo vandalismo antigo. A página foi consistentemente vandalizada e apenas os vandalismos mais recentes foram revertidos.)
 
== Origem ==
A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada do [[século XX]], no contexto da [[Segunda Revolução Industrial]] e da [[Primeira Guerra Mundial]], quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se [[Nova Iorque]], [[Berlim]], [[Viena]] (1911) e São Petersburgo (1913).
 
O primeiro ''Dia Internacional da Mulher'' foi celebrado em [[28 de Fevereiro]] de [[1909]] nos [[Estados Unidos]], por iniciativa do [[Partido Socialista da América]], em memória da greve das operárias da indústria do vestuário de [[Nova York]], em protesto contra as más condições de trabalho.
5 818

edições