Nécton: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita a edição 21889139 de 201.74.43.216 (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
Em [[biologia marinha]] e [[limnologia]] chama-se '''nécton''' ao conjunto dos [[animalia|animais]] [[aquático]]s que não se movem livremente na coluna de água, com o auxílio dos seus [[órgão]]s de [[locomoção]]: as [[barbatana]]s ou outros [[apêndice (biologia)|apêndices]].
Em [[biologia marinha]] e [[limnologia]] chama-se '''nécton''' ao conjunto dos [[animalia|animais]] [[aquático]]s que se movem livremente na coluna de água, com o auxílio dos seus [[órgão]]s de [[locomoção]]: as [[barbatana]]s ou outros [[apêndice (biologia)|apêndices]].

Fazem parte deste grupo os [[peixe]]s, a maioria dos [[crustáceo]]s, os [[mamíferos]] marinhos e outros - pelo menos quando [[adulto]]s, uma vez que as suas larvas podem ser [[plâncton|planctónicas]].


Fazem parte deste grupo os [[peixe]]s, a maioria dos [[crustáceo]]s, os [[mamíferos]] marinhos e outros - pelo menos quando [[adulto]]s, uma vez que as suas larvas podem ser Plântitonicas.
----
----



Revisão das 16h51min de 18 de setembro de 2010

Em biologia marinha e limnologia chama-se nécton ao conjunto dos animais aquáticos que se movem livremente na coluna de água, com o auxílio dos seus órgãos de locomoção: as barbatanas ou outros apêndices.

Fazem parte deste grupo os peixes, a maioria dos crustáceos, os mamíferos marinhos e outros - pelo menos quando adultos, uma vez que as suas larvas podem ser planctónicas.


Os organismos nectónicos podem ser:

  • pelágicos, quando passam a maior parte do tempo - pelo menos durante uma fase do seu ciclo de vida - na coluna de água, sem terem um contacto permanente com o substrato; ou
  • demersais, quando passam a maior parte do tempo - pelo menos durante uma fase do seu ciclo de vida - em contacto permanente com o substrato.

Do ponto de vista da alimentação, os organismos nectónicos podem ser herbívoros, carnívoros (normalmente predadores), comensais de outros organismos, detritívoros ou mesmo parasitas.


Do ponto de vista da reprodução, os organismos nectónicos podem apresentar qualquer tipo de estratégia reprodutiva, desde a monoicia, podem ser ovíparos, vivíparos ou ovovivíparos, apresentar ovos e larvas planctónicas ou bentónicas, ou mesmo nidação e cuidados parentais.

Nota: as palavras bentos, nécton, plâncton e as palavras compostas destas não têm plural.

Ver também: