Vitebsk: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: hy:Վիտեբսկ
SieBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ar:فيتيبسك
Linha 19: Linha 19:
[[Categoria:Cidades da Bielorrússia]]
[[Categoria:Cidades da Bielorrússia]]


[[ar:فيتيبسك]]
[[be:Горад Віцебск]]
[[be:Горад Віцебск]]
[[be-x-old:Віцебск]]
[[be-x-old:Віцебск]]

Revisão das 01h16min de 20 de setembro de 2010

Localização de Viciebsk na província e no país
A rua Lenin em Vitebsk.

Vitebsk, Viciebsk ou Vitsyebsk é uma cidade localizada no nordeste da Bielorrússia, na província (voblast) de Viciebsk, região dos lagos glaciares, perto de três pictorescos rios, entre eles o rio Duína Ocidental.

De a cordo com a lenda Vitebesk foi fundada pela Princesa Olga de Kiev, em 974 d. C., depois de uma campanha que esta fez pelos terrenos do Báltico. Todavia, a mais antiga referência feita à cidade bielorrussa data de 1021.

Muito famosa na Idade Média, Vitebsk tornou-se, desde então até aos dias de hoje, um grande, importante e conhecido centro cultural e comercial e mercantil.

Depois da unificação com a Rússia, em 1772, a cidade num enorme centro militar, tendo-se submetido forçosamente a um cruel império.

Tal repressão, somente viria a ter fim com a Segunda Grande Guerra, já que nem com a Revolução Socialista de Outubro deixaram de ser reprimidos pelas melícias armadas de Lenine.

Culturalmente, esta grande cidade foi, durante os séculos XIX e XX, muito importante e reconhecida. Vitebsk é até mesmo a terra de grandes artistas como o surrealista Marc Chagall. Em muitas das suas obras, incluíndo dois dos seus quadros mais reconhecidos mundialmente, Eu e a Aldeia e Sobre Vitebsk, a cidade é peremptoriamente recordada.

Vitebsk é hoje, para além de uma próspera cidade, o maior centro cultural, científico e industrial da Bielorrússia.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bielorrússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.