Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Categoria (filosofia)"

2 223 bytes adicionados ,  02h58min de 1 de junho de 2006
sem resumo de edição
(Bot: Desambiguação assistida: Grego)
Originalmente significa acusação, no sentido de atribuir um predicado a algo ou alguém. [[Aristóteles]], o primeiro a usar o termo em sentido técnico, assim chamava “categoria do ser” aos predicados gerais atribuídos ao mesmo, correspondendo, então, as distintas classes do ser, distintas classes de predicados. A teoria das categorias, ou ''praedicamenta'', iniciada pelo estagirita, prossegue - sofrendo constantes intervenções, acréscimos, depuramentos - pela filosofia grega e medieval até nossos dias.
 
==Predicados em Aristóteles:==
* Substância
* Quantidade
* Ação
* Paixão (passividade)
 
==As Dez Categorias do Ser de Aristóteles (''The Trivium'')==
No estudo das três artes da linguagem ([[Artes Liberais]]) a autora da obra ''The Trivium'', irmã Miriam Joseph C.S.C., afirma que as dez categorias do ser de [[Aristóteles]] são categorias metafíscas que classificam palavras em relação ao nosso conhecimento do ser. Encontram correspondência nas dez categorias ou ''praedicamenta'' da [[lógica]], que classificam os nossos conceitos, o nosso conhecimento do ser. Ei-las:
 
* 1.''Substância'' é o que existe em si mesmo, p.ex., homem.
* 2.''Quantidade'' é a determinação da matéria da substância, dando-lhe/ atribuindo-lhe partes distintas de outras partes, p.ex., alto.
* 3.''Qualidade'' é a determinção da natureza ou da forma da substância, p.ex., inteligente.
* 4.''Relação'' é a referência que uma substância ou um acidente estabelece com uma outra, p.ex., amigo.
* 5.''Ação'' é o exercício das faculdades ou de poder sobre a substância, de modo a produzir um efeito em alguma outra coisa ou nela mesma, p.ex., sorrir e quebrar.
* 6.''Paixão'' é a recepção sofrida, por uma substância, de um efeito produzido por algum agente, p.ex., ser demitido, ser ferido.
* 7.''Quando'' é posição em relação ao curso de eventos extrínsecos, e que mede a duração de uma substância, p.ex., tarde de ontem.
* 8.''Onde'' é posição em relação aos corpos que circundam uma substância, que mede e determina o seu lugar, p.ex., próximo à estação.
* 9.''Postura'' é posição relativa que as partes de uma substância têm quanto às outras, p.ex., sentado.
* 10.''Vestuário'' consiste em roupas, ornamentos ou armas com as quais os seres humanos, por suas habilidades, complementam as suas naturezas de modo a conservar e preservar a si mesmos ou a sua comunidade (o outro ente).
 
==Ligações internas==
* [[Artes Liberais]]
 
==Ligações externas==
* [http://classics.mit.edu/Browse/browse-Aristotle.html Coletânea de textos (em inglês)]
* [http://www.ifcs.ufrj.br/~fsantoro/ousia/ Ousia - Estudos em Aristóteles (em portugês)]
 
==Leitura extra==
* JOSEPH, Sister Miriam. - The Trivim: The Liberal Arts of Logic, Grammar, and Rhetoric. Paul Dry Books Inc, 2002.