Porfiriato: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
FMTbot (discussão | contribs)
m Checkwiki + ajustes
m moveu Porfirismo para Porfiriato com redirecionamento
(Sem diferenças)

Revisão das 19h34min de 5 de outubro de 2010

Porfírio Díaz

O Porfirismo ou Porfiriato na história do México, é o período de 30 anos durante o qual governou o país o general Porfirio Diaz intermitentemente desde 1876, suscedido no final pelo governo de Sebastián Lerdo de Tejada, com o rompimento do presidente Manuel González, que governou de 1880 a 1884, em maio de 1911 Porfírio Díaz renunciou à presidência por força da Revolução Mexicana liderada por Francisco I. Madero, Francisco Villa, Emiliano Zapata, Enrique Flores Magón e Ricardo Flores Magón.

Foi um período de estabilidade e progresso econômico do país, mas também graves desigualdades sociais, que concluiu com um movimento social que interrompeu as estruturas sociais e políticas econômicas do México. Percebendo que o presidente Lerdo de Tejada tentaria a reeleição, Diaz voltou a pegar as armas. Formado na luta pela Guerra da reforma e contra a intervenção estrangeira, Díaz gozava de grande prestígio entre os militares e uma reputação nos círculos políticos do país. Com o triunfo do Plano de Tuxtepec, que o levou à presidência do México para governar o período 1876-1911 com um breve interlúdio durante o governo de Manuel González.

Nos 31 anos de Porfiriato ou Porfirismo foram construídos no México mais de 19.000 quilômetros de ferrovias para o investimento estrangeiro, o país estava ligado na rede de telegrafica, os investimentos de capital foram feitos no exterior e promoveu a indústria. Desde 1893 foram limpas e as finanças, o crédito nacional foi melhorado e não havia muita confiança nos estrangeiros, organizou o sistema bancário, que foi derrubado na década de 1940 pelo o governo de Lázaro Cárdenas del Río.

Durante esse período, continuou o esforço iniciado com Manuel González para superar a educação em todos os níveis, os homens da estatura de Joaquín Baranda, Ezequiel Chávez, Enrique C. Rébsamen , Ignacio Manuel Altamirano e Justo Sierra Méndez deu brilho a este processo que vai desde jardins de infância ao ensino superior, através da formação de professores.

Enquanto Porfírio Diaz reiterou que o país estava pronto para a democracia, ele nunca quis deixar o poder, e em 1910 já com 80 anos de idade, candidatou-se á reeleição, que foi rejeitada pelos trabalhadores públicos. Diante deste feito, Francisco I. Madero convocou a rebelião, que surgiu em 20 de novembro daquele ano, e terminou com a entrada triunfal na cidade, derrotando o chamado naquele momento ditador.

O estado de Chihuahua foi o palco principal para a derrota Porfiristas, como Pancho Villa e Pascual Orozco ganharam Ciudad Guerrero e Mal Paso, ganhou a batalha de Casas Grandes, Chihuahua e Ciudad Juárez, fazendo ao sul Emiliano Zapata levou suas tropas de agricultores, ameaçando a capital e a batida na quinta Cuautla. O Regimento de Ouro (batalhão do exército foderal), mas irrelevante para os militares, foram as batalhas que pavimentaram o caminho para a vitória dos revolucionários contra a ditadura. Após ter obtido esses fracassos militares, e outros em termos de negociações, Porfírio Díaz optou por renunciar à presidência e deixou o país em maio de 1911.[1]

Atividade Marítima e Portuária

Durante essa época, a marinha mercante recebeu um impulso sem precedentes. Foi regulamentada em 1884 e 1889, foi reconhecido naquele tempo, que a Marinha estava num estado deplorável.

O chefe do Departamento da Marinha, o Secretário da Guerra e da Marinha, acreditava que a Marinha Mercante é uma idéia nobre como e teve portanto, que incentivar a construção de estaleiros e navios.

Foi inaugurado em 1897 a Academia Naval, onde os funcionários se preparavam para a Marinha. Também criou empresas Transatlantica mexicana, a navegação do México e Envio do Pacífico, que durou várias décadas.

No final do Porfirismo intensificou o tráfego marítimo no Golfo do México, uma vez que os navios regularmente chegaram de dez companhias de navegação, incluindo europeus, americanos e mexicanos. Quanto ao lado do oceano Pacífico, apenas uma linha em inglês e dois serviços mexicanos.

Com o crescimento do tráfego marítimo foi necessário colocar várias portas, como Veracruz, Manzanillo no estado de Colima, Salina Cruz no estado de Oaxaca, e especialmente de Tampico no estado de Tamaulipas.

Motivo de preocupação do governo era o elo entre os portos e no interior do país, e para este fim foram construídas ferrovias que ligavam à capital do estado de Veracruz, Salina Cruz e Coatzacoalcos não ser concluído a partir da Cidade do México para Acapulco, e apenas um parte do México, em Tampico.

O trabalho foi feito continuamente durante a administração do general Díaz, e no final do século indica que ele assinou um contrato para melhoramento, e remodelação do porto de Manzanillo foram reconhecidos, e as ilhas da costa leste de Yucatán para o estabelecimento de sua sinalização, foram instalados escritórios do serviço de faróis nos portos de Progreso, Mazatlán e Puerto Angel, dando início aos trabalhos de instalação do farol na ponta Zapotitlán e já estava em serviço em Isla Mujeres, foram feitas no levantamento de costa do estado de Campeche para estudar a melhor localização do porto, foi realizado o projeto do novo porto de Altata, ainda trabalha e porto de Manzanillo saneamento.

Em Tampico começou a trabalhar para reconstruir o cais, os faróis foram abertos na costa leste de Yucatán e Puerto Angel, Oaxaca, e alguns sinalizadores de luz em Anton Lizardo, Veracruz e Puerto de La Paz capital da Baja California Sur. Os portos de Veracruz, Tampico e Salina Cruz, sempre mereceram a maior atenção do governo do general Díaz.

Ministério dos Transportes e Comunicações

Em 13 de maio de 1891, uma lei foi promulgada pelo Congresso, nos termos do que estabelecia a repartição das funções públicas do Poder Executivo sete ministros de Estado, que incluiu primeiro, o Ministério das Comunicações e Obras Públicas o que veio a significar uma mudança na política de construção de estradas, tendo em conta que as estradas e desenvolvimento foram essenciais para impulsionar a economia do país.

Para organizar os serviços administrativos espalhados na comunicação nacional, foram adicionados a este novo Ministério 12 setores: Post Interno Vias de Comunicação ou vapores, faróis, da União Postal Universal, Telégrafo e Telefone, Ferro, Estradas, Pavimentação e pontes, lagos e canais, Ministério das Obras e do Palácio Nacional e Chapultepec e Saneamento do Vale do México.

O Ministério das Comunicações e Obras Públicas manteve a sua estrutura institucional durante o período revolucionário.

Referências

  1. Rincondelvago. «História da época do porfirismo» (em espanhol). Consultado em 23 de abril de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.