Miss Marple: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
m
Linha 33: Linha 33:
Aparições: [[Assassinato na Casa do Pastor]], [[Um Corpo na Biblioteca]].
Aparições: [[Assassinato na Casa do Pastor]], [[Um Corpo na Biblioteca]].


* '''Inspetor Craddock''': Policial que ajudou Miss Marple na resolução de vários casos. Ele tem muito respeito e admiração pelas suas abilidades. É sobrinho de Sir Henry Clithering, amigo de Miss Marple.
* '''Inspetor Craddock''': Policial que ajudou Miss Marple na resolução de vários casos. Ele tem muito respeito e admiração pelas suas habilidades. É sobrinho de Sir Henry Clithering, amigo de Miss Marple.
Aparições: [[Convite para um Homicídio]], [[Testemunha Ocular do Crime]], [[A Maldição do Espelho]].
Aparições: [[Convite para um Homicídio]], [[Testemunha Ocular do Crime]], [[A Maldição do Espelho]].


* '''Dr. Haydock''': Dr. Haydock é o médico da maioria dos moradores do vilarejo. Miss Marple tem total confiança em suas abilidades, e quando este se aposentou e confiou a seu jovem parceiro a maior parte do serviço, Miss Marple não aprovou.
* '''Dr. Haydock''': Dr. Haydock é o médico da maioria dos moradores do vilarejo. Miss Marple tem total confiança em suas habilidades, e quando este se aposentou e confiou a seu jovem parceiro a maior parte do serviço, Miss Marple não aprovou.
Aparições: [[Assassinato na Casa do Pastor]], [[Os Treze Problemas]], [[Um Corpo na Biblioteca]], [[A Maldição do Espelho]], [[Um Crime Adormecido]].
Aparições: [[Assassinato na Casa do Pastor]], [[Os Treze Problemas]], [[Um Corpo na Biblioteca]], [[A Maldição do Espelho]], [[Um Crime Adormecido]].



Revisão das 20h57min de 7 de novembro de 2010

Jane Marple, comumente conhecida como Miss Marple, é uma personagem de ficção presente em doze obras de Agatha Christie. Miss Marple é uma velha solteirona que desvenda os mais intrincados mistérios baseando-se apenas em seu profundo conhecimento da natureza humana. Ela vive no vilarejo de St. Mary Mead. Sua primeira aparição foi no romance The Murder at the Vicarage (Assassinato na Casa do Pastor no Brasil ou Crime no Vicariato em Portugal) em 1930.

Personalidade

Miss Jane Marple é uma anciã que mora na pequena aldeia inglesa de St. Mary Mead. Aparentemente é uma velha ordinária, que se veste em tecido de lã e é vista frequentemente tricotando e tirando as ervas daninhas de seu jardim. Às vezes, é considerada confusa ou caduca, mas quando passa a resolver mistérios, mostra ter uma mente lógica e afiada, e um conhecimento incomparável da natureza humana com todas suas fraquezas, forças, truques e excentricidades.

O personagem de Jane Marple em seu primeiro livro, Assassinato na Casa do Pastor, é notadamente diferente de como ela se parece em livros posteriores. Esta versão de Miss Marple é fofoqueira e não é especialmente agradável. Os cidadãos de St. Mary Mead estão cansados de sua natureza curiosa e de como ela parece esperar o pior de todo o mundo. Em livros posteriores, ela se torna mais moderna e amável.

Miss Marple nunca se casou e não tem nenhum parente vivo íntimo. Em Assassinato na Casa do Pastor nos é apresentado o sobrinho de Miss Marple, o "famoso autor" Raymond West. Sua esposa, Joan West (inicialmente chamada Joyce), artista moderna, foi introduzida em 1933 na coletânea de contos Os Treze Problemas (The Thirteen Problems no original, em inglês). Raymond tende a ser superconfiante e subestima a inteligência da tia.

Miss Marple não resolve crimes difíceis apenas por causa de sua inteligência, mas porque St. Mary Mead lhe deu exemplos aparentemente infinitos do lado negativo de natureza humana. Nenhum crime pode surgir sem que Miss Marple lembre de algum incidente paralelo ocorrido no pequeno vilarejo.

Miss Marple teve uma educação notavelmente completa, incluindo alguns cursos de arte que envolveram o estudo da anatomia humana. Embora ela se pareça uma mulher velha e delicada, Miss Marple não tem medo de corpos mortos e não é intimidada facilmente.

No livro Nêmesis, Agatha Christie descreve de maneira bem peculiar sua personagem, dizendo ao leitor que não é Marple que procura crimes para desvendar, mas que o mal está sempre perto dela, o que não agrada a personagem, mostrando que não é ela que escolhe estar perto de tantos assassinos. Muitos leitores admiram a detetive criada por Agatha, muitas vezes pelo fato de ser somente uma senhora inglesa solteira com grande inteligência.

Personagens relacionados

  • Raymond West: Sobrinho de Miss Marple. Famoso autor e poeta, por causa do dinheiro que ganha com suas obras, sempre que pode manda sua tia de férias (onde ela sempre se envolve em crimes). Raymond também é membro do Clube das Terças-Feiras.

Aparições: Mistério no Caribe, O Caso do Hotel Bertram, Assassinato na Casa do Pastor, Os Treze Problemas, Um Crime Adormecido.

  • Joan West: Artista e esposa de Raymond West, sobrinho de Miss Marple. Joan, ou Joyce (seu nome artístico), também é membro do Clube das Terças-Feiras no qual os membros contam histórias sobre crimes que os outros membros devem resolver. Joan também é prima de Giles Reed, que aparece em Um Crime Adormecido.

Aparições: Os Treze Problemas, Um Crime Adormecido

  • Coronel Arthur Bantry: Ele é um coronel aposentado que vive com a esposa em Gossington Hall. Morre antes do caso A Maldição do Espelho.

Aparições: Os Treze Problemas, Um Corpo na Biblioteca, Um Crime Adormecido.

  • Dolly Bantry: Uma das melhores amigas de Miss Marple. É casada com o Coronel Arthur Bantry e adora jardinagem. Auxilia Miss Marple na resolução de alguns casos. Tem grande admiração pelas habilidades da amiga.

Aparições: Os Treze Problemas, Um Corpo na Biblioteca, A Maldição do Espelho, Um Crime Adormecido.

  • Griselda Clement: A esposa do pastor de St. Mary Mead. É muito mais nova que ele, mas o ama imensamente. Charmosa e doce.

Aparições: Assassinato na Casa do Pastor, Um Corpo na Biblioteca, Testemunha Ocular do Crime.

  • Reverendo Leonard Clement: O pastor de St. Mary Mead. É um marido devotado e é amigo de todos do vilarejo. Morreu após sua aparição em Um Corpo na Biblioteca.

Aparições: Assassinato na Casa do Pastor, Um Corpo na Biblioteca.

  • Inspetor Craddock: Policial que ajudou Miss Marple na resolução de vários casos. Ele tem muito respeito e admiração pelas suas habilidades. É sobrinho de Sir Henry Clithering, amigo de Miss Marple.

Aparições: Convite para um Homicídio, Testemunha Ocular do Crime, A Maldição do Espelho.

  • Dr. Haydock: Dr. Haydock é o médico da maioria dos moradores do vilarejo. Miss Marple tem total confiança em suas habilidades, e quando este se aposentou e confiou a seu jovem parceiro a maior parte do serviço, Miss Marple não aprovou.

Aparições: Assassinato na Casa do Pastor, Os Treze Problemas, Um Corpo na Biblioteca, A Maldição do Espelho, Um Crime Adormecido.

  • Mrs. Price-Ridley: Mulher curiosa que vive em St. Mary Mead. É famosa por suas fofocas e rumores

Aparições: Assassinato na Casa do Pastor, Um Corpo na Biblioteca.

  • Inspector Slack: Um inspetor de polícia que não gosta nem um pouco de Miss Marple. Membro do departamento de polícia de Much Benham, ele tentou por diversas vezes resolver casos em St. Mary Mead até que Miss Marple se mostra mais apta que ele.

Aparições: Assassinato na Casa do Pastor, Um Corpo na Biblioteca.

Participação em Livros

Aparição em Contos

Miss Marple protagonizou os seguintes contos: Estranha Charada, O Crime da Fita Métrica, O Caso da Empregada Perfeita, O Episódio da Caseira (presentes em Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias), Miss Marple conta uma História (presente em Um Acidente e Outras Histórias), A Extravagância de Greenshaw (presente em A Aventura do Pudim de Natal) e Santuário (presente em Poirot Sempre Espera e Outras Histórias). Outros treze contos de Miss Marple estão presentes em Os Treze Problemas.

Predefinição:Link FA