Anticatolicismo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: pl:Antykatolicyzm
Linha 7: Linha 7:
Esta tendência ao [[anticlericalismo]] foi agravada pela alegada crise da autoridade espiritual do Papa no tempo da [[Reforma Protestante]], levando à fragmentação do Catolicismo Romano e, consequentemente, à ruptura da unidade do [[Cristianismo|Cristianismo Ocidental]].
Esta tendência ao [[anticlericalismo]] foi agravada pela alegada crise da autoridade espiritual do Papa no tempo da [[Reforma Protestante]], levando à fragmentação do Catolicismo Romano e, consequentemente, à ruptura da unidade do [[Cristianismo|Cristianismo Ocidental]].


Alimentado pelo desenvolvimento das [[Humanismo|doutrinas humanistas]] e da ciência contemporânea, o anticatolicismo assumiu um papel predominante nas guerras religiosas que varreram a Europa no século XVII, o que viria a definir o novo mapa religioso europeu. Assim sendo, muitos países da Europa abandonaram o [[Catolicismo Romano]] e aderiram aos princípios da Reforma Protestante.
Alimentado pelo surgimento de novas filosofias, o anticatolicismo assumiu um papel predominante nas guerras religiosas que varreram a Europa no século XVII, o que viria a definir o novo mapa religioso europeu. Assim sendo, muitos países da Europa abandonaram o [[Catolicismo Romano]] e aderiram aos princípios filosóficos e políticos da Reforma Protestante.


Atualmente o anticatolicismo assumiu diversas formas, incluindo desde as críticas ao modelo de poder centralizador da Igreja, à imposição do celibato sacerdotal, aos recentes escândalos de pedofilia e às dificuldades da Igreja em se adaptar as mudanças e a evolução da sociedade contemporânea e aos avanços científicos, abrangendo a perseguição dos católicos como uma minoria religiosa em determinados países até os ataques por parte de alguns governos aos fiéis católicos através da discriminação contra seus clérigos e [[leigos]].
Atualmente o anticatolicismo assumiu diversas formas, incluindo desde as críticas ao modelo de poder centralizador da Igreja, à imposição do celibato sacerdotal, aos recentes escândalos de pedofilia e à negação da Igreja em ceder as mudanças da sociedade contemporânea e a ética científica comtemporânea. A perseguição aos católicos aumenta e abrange-se como uma minoria religiosa em determinados países ocidentais até a ataques por parte de alguns governos aos fiéis católicos através da discriminação contra seus clérigos e [[leigos]]. Nos regimes de países muçulmanos, como no Oriente Médio e Indonésia, e países orientais, como a China, os católicos são tidos como criminosos.


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Revisão das 14h30min de 9 de novembro de 2010

Críticas ao Papa Bento XVI na Alemanha, em agosto de 2005.

O anticatolicismo é a crítica e toda forma de oposição organizada contra as doutrinas e o regime que caracterizam a Igreja Católica Romana. O termo também se aplica à perseguição dos católicos romanos.

No início da Idade Moderna, a Igreja Católica Romana achou-se envolvida em conflitos para conservar o seu tradicional poder político e religioso mantido durante toda a Idade Média contra o nascente secularismo na Europa. Como resultado da progressiva decadência política da Igreja Católica Romana, a hostilidade contra o poder político, social, espiritual e religioso do Papa e do clero católico ganharam força.

Esta tendência ao anticlericalismo foi agravada pela alegada crise da autoridade espiritual do Papa no tempo da Reforma Protestante, levando à fragmentação do Catolicismo Romano e, consequentemente, à ruptura da unidade do Cristianismo Ocidental.

Alimentado pelo surgimento de novas filosofias, o anticatolicismo assumiu um papel predominante nas guerras religiosas que varreram a Europa no século XVII, o que viria a definir o novo mapa religioso europeu. Assim sendo, muitos países da Europa abandonaram o Catolicismo Romano e aderiram aos princípios filosóficos e políticos da Reforma Protestante.

Atualmente o anticatolicismo assumiu diversas formas, incluindo desde as críticas ao modelo de poder centralizador da Igreja, à imposição do celibato sacerdotal, aos recentes escândalos de pedofilia e à negação da Igreja em ceder as mudanças da sociedade contemporânea e a ética científica comtemporânea. A perseguição aos católicos aumenta e abrange-se como uma minoria religiosa em determinados países ocidentais até a ataques por parte de alguns governos aos fiéis católicos através da discriminação contra seus clérigos e leigos. Nos regimes de países muçulmanos, como no Oriente Médio e Indonésia, e países orientais, como a China, os católicos são tidos como criminosos.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Igreja Católica2